Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 4 de junho de 2009

VIONNET NO MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS

Para homenagear a grande criadora de moda da década de 1920, Madeleine Vionnet, o Musée des Arts Décoratifs, em Paris, apresenta, a partir do próximo dia 24 de Junho, “Madeleine Vionnet, Puriste de La Mode”. Trata-se da primeira retrospectiva realizada em Paris sobre a carreira da talentosa criadora. Em exibição estarão mais de uma centena de vestidos criados entre 1912 e 1939, assim como 750 desenhos de padrões e 75 álbuns fotográficos doados pela própria Vionnet ao museu parisiense em 1952.

Madeleine Vionnet revolucionou a moda da década de 1920 com o seu estilo feminino e etéreo. A lendária criadora celebrizou-se pela introdução do corte em viés e pela criação de elegantes vestidos drapeados inspirados no vestuário grego, que envolvia o corpo numa única peça de tecido. Vionnet deu uma nova fluidez ao vestuário feminino e alterou o curso da moda com as suas inovadoras e sensuais criações, hoje veneradas como obras de arte. Combinando glamour com sensualidade, vestiu várias celebridades dos anos 30, incluindo Marlene Dietrich e Greta Garbo. O crepe, a seda e o cetim eram os seus materiais de eleição, que manejava com grande mestria, a ponto de ser considerada a criadora que mais contribuições técnicas deu à Alta Costura. Vionnet atingiu o auge profissional em finais dos anos 20. Retirou-se em 1939, deixando um legado memorável, que influenciou várias gerações de designers. As suas memoráveis criações continuam a fascinar criadores como Azzedine Alaia, Issey Miyake, Yohji Yamamoto e John Galliano.

“Madeleine Vionnet, Puriste de La Mode” estará em exibição até 31 de Janeiro de 2010.

MUSÉE DES ARTS DÉCORATIFS
107, Rue de Rivoli
75001 Paris

Sem comentários: