Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 16 de junho de 2009

TELHADOS VERDES

Ecologia, economia e estética. Os Telhados Verdes, ou “Green Roofs” como são mundialmente conhecidos, são uma forte tendência em arquitectura e, sem dúvida, um novo modo de viver e de avivar a cobertura dos edifícios das grandes cidades, onde os espaços verdes são cada vez mais exíguos ou inexistentes. Plantar diferentes tipos de vegetação nos telhados dos edifícios ajuda o ecossistema, reduz a poluição nos grandes centros urbanos, e traz mais harmonia e bem-estar aos moradores.

Os Telhados Verdes são uma tendência cada vez mais visível em grandes metrópoles como Nova Iorque, Vancôver, Tóquio, Singapura e Toronto. Nesta última cidade canadense foi criado um plano de incentivo aos Telhados Verdes, que inclui a sua instalação tanto em prédios já existentes como nos que serão construídos, com o intuito de alcançar 50% a 75% de abrangência.

Além de melhorar consideravelmente a vista panorâmica das grandes cidades, os Telhados Verdes apresentam inúmeras vantagens para o meio ambiente, e especialmente para a qualidade de vida humana.

Os Telhados Verdes melhoram as condições térmicas e acústicas do edifício, tanto no Inverno como no Verão. Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, é possível melhorar em 30% as condições de temperatura no interior do edifício, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar condicionado artificiais.

Estes telhados também ajudam a manter a humidade relativa do ar constante e formam um microclima em torno da edificação. Um estudo realizado pela Universidade de Ryerson, em Toronto, concluiu que a cobertura vegetal de 8% dos telhados da cidade geraria uma economia de mais de 300 milhões de dólares em custos como manutenção pluvial, transbordo de esgotos, contenção de energia e redução das ilhas de calor.

Trata-se, sem dúvida, de uma forma criativa e ecológica de desfrutar dos telhados dos edifícios e de aumentar os espaços verdes dos grandes centros urbanos.


FOTOS: Singapura (à esquerda); Tóquio (à direita)

Sem comentários: