Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 15 de junho de 2009

PROJECTO “COMBO” EM LISBOA

Ao longo dos últimos meses temos seguido atentamente o percurso de “Combo”, o inovador projecto da autoria da marca aforestdesign, que resulta da fusão do discurso do design de vestuário contemporâneo com o comércio tradicional português.

Dinamizar e valorizar o nosso comércio tradicional, através da combinação de peças de design contemporâneo inspiradas no mesmo é o principal objectivo de “Combo”. Neste sentido, a aforestdesign desenvolveu um conjunto de objectos de design relacionados com os artigos à venda em lojas tradicionais - drogaria, mercearia, florista, pastelaria e livraria - criando uma inesperada combinação com o design de vestuário: uma jarra / punho, uma mala com dez bolsos, um capuz / cesta, uma caixa / embalagem para bolos, um cachecol / bolso de livro. A produção destes objectos é feita no estabelecimento prisional de Tires, uma colaboração que surgiu “da necessidade de produção sustentável para uma pequena marca” e que se insere nos princípios da aforestdesign. “A tentativa de colaborar numa acção que envolve integração social tem muito a ver com a postura do Combo e da aforestdesign”, explica Sara Lamúrias, designer da marca.

“Combo” iniciou a sua digressão pelo país em Outubro de 2008, em Cascais. Desde então, passou pelas cidades de Évora, Porto, Vila Real, Braga e Aveiro, onde foi recebido com entusiasmo. “As pessoas gostam dos objectos e ficam surpreendidas com o formato expositivo. Além disso valorizam muito a faceta nostálgica e dinamizante do comércio tradicional”, conta Sara Lamúrias.

Agora com mais objectos, tão inovadores como os primeiros, “Combo” instala-se em Lisboa. Treze lojas da Baixa Pombalina são, a partir de hoje e até 15 de Julho, palco de um projecto singular, que resulta de uma parceria entre o MUDE e a EGEAC e integra as Festas de Lisboa 2009. Durante este período, as 13 lojas - Conserveira de Lisboa; Retrosaria JRSilva; Barbearia Torres; Farmácia Simões Pires; Mercearia Nova Açoreana; Florista JAD Sementes; Ouriversaria Sarmento; Livraria Rodrigues; Leitaria Camponeza; Drogaria S.Pereira Leão; Tecidos Casa Frazão; Chá / cafés Macário; Chapelaria Azevedo - exibem uma colecção de 13 objectos “Combo” criados com base na tipologia de cada uma delas, e transformam-se em pequenos teatros. Aqui, actores, bailarinos e cantores contam as histórias secretas de uma livraria, de uma retrosaria, de uma barbearia, de uma drogaria, de uma loja de sementes, de uma leitaria, de uma ourivesaria ou de uma chapelaria.

13 lojas tradicionais; 13 objectos inovadores; 13 teatros das compras.

CONSERVEIRA DE LISBOA – Rua dos Bacalhoeiros, 34
RETROSARIA JRSILVA – Rua da Conceição, 95
BARBEARIA TORRES – Rua do Ouro, 83
FARMÁCIA SIMÕES PIRES – Rua da Prata, 115
MERCEARIA NOVA AÇOREANA – Rua da Prata, 116-118
FLORISTA JAD SEMENTES – Rua de São Nicolau, 24
OURIVERSARIA SARMENTO – Rua do Ouro, 25
LIVRARIA RODRIGUES – Rua do Ouro, 188
LEITARIA CAMPONEZA – Rua dos Sapateiros, 155-157
DROGARIA S.PEREIRA LEÃO – Rua da Prata, 223
TECIDOS CASA FRAZÃO – Rua Augusta, 259-265
CHÁ / CAFÉS MACÁRIO – Rua Augusta, 272
CHAPELARIA AZEVEDO – Pç. D.Pedro IV, 73

http://combo.aforest-design.com/

Sem comentários: