quinta-feira, 15 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA 20 ANOS CARREIRA LUÍS BUCHINHO

Para comemorar os seus 20 anos de carreira, Luís Buchinho associou-se à Galeria Dama Aflita, no Porto, para apresentar uma retrospectiva dos seus trabalhos de ilustração, desenhos e croquis. As peças estarão em exibição entre 24 de Abril e 29 de Maio, com uma selecção disponível para venda ao público, revelando assim uma nova perspectiva do trabalho criativo do designer.

A galeria Dama Aflita, promovida pela associação cultural homónima, tem como principal objectivo promover o desenvolvimento da Ilustração, do Desenho e dos seus autores, procurando ligações entre actividades multidisciplinares onde estas práticas são o principal motor, através de mostras e exposições regulares, workshops, publicações, intervenções urbanas, entre outros eventos. A Dama Aflita privilegia a troca de experiências entre os diversos territórios de actuação da Ilustração, construída a partir de identidades locais e por fenómenos globais contemporâneos.

As escolhas que conduzem a exposição comemorativa dos 20 anos de carreira de Luís Buchinho ultrapassam as leituras cronológicas evolutivas na sua carreira. O público terá a oportunidade de descobrir as diferentes abordagens que revelam continuidades e rupturas, ao mesmo tempo que se sublinham as mutações da representação da figura feminina e da construção de identidades ou de um estilo.

Os trabalhos expostos serão organizados segundo uma lógica tripartida entre o histórico, o processual e o dossier de candidatura de Luís Buchinho ao CITEX. “Desenhos de esboço, desenhos de análise, ilustrações de ambientes, etc. constituem-se, para além de veículos de observação do virtuosismo técnico, portas de entrada originais para o universo deste criador, que aqui se revela não numa passerelle, não numa fotografia, não a vestir fisicamente o corpo de uma mulher, mas antes nos traços de uma folha de papel”, afirma Pedro Rocha, programador musical de Serralves e curador.

Uma exposição a não perder!


LUÍS BUCHINHO - DESENHOS, CROQUIS E ILUSTRAÇÕES

24 ABRIL - 29 MAIO

Inauguração - Sábado, 24 de Abril, 17h
Pedras e Pêssegos - Praça Coronel Pacheco, 34 - Porto

Exposição - De 28 de Abril a 29 de Maio
Galeria Dama Aflita - Rua Da Picaria, 84 – Porto

www.damaaflita.com

Sem comentários: