Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 19 de abril de 2010

PIERRE CARDIN: 60 ANOS DE INOVAÇÃO

Para comemorar o 60º aniversário da casa de moda francesa Pierre Cardin, a editora Assouline lança o livro "Pierre Cardin: 60 Years of Innovation", uma retrospectiva do trabalho do seu fundador.

Pierre Cardin é um dos grandes nomes da moda do século XX, sendo reconhecido pelo look futurista e formas geométricas das suas criações. Tudo começou em 1924, quando emigrou para Paris e trabalhou para Jeanne Paquin e Elsa Schiaparelli. Em 1946 integrou a equipa criativa da casa Dior e ajudou a produzir o “New Look” de 1947. Quatro anos depois lançou a sua própria marca.

Apaixonado pelo mundo das artes, Pierre Cardin desenhou máscaras e figurinos para teatro e em 1954 criou o vestido bolha, que se tornou um sucesso mundial. Nesse mesmo ano abriu a sua 1ª loja, a “Eve”, logo seguida pela “Adam”, de moda masculina. Gerou polémica em 1959 ao criar uma colecção de pronto-a-vestir feminino para a Printemps e foi expulso da “Chambre Syndicale de la Couture Parisienne” por se ter popularizado, sendo readmitido novamente mais tarde. Em 1964 lançou a colecção “Cosmos”, promovendo a ideia de moda unissexo, com túnicas que podiam ser usadas por homens e mulheres. A partir daí, a sua marca cresceu consideravelmente. Pierre Cardin foi o primeiro a demonstrar que a moda pode ser tanto um processo criativo como um negócio e que um homem pode sobressair como empresário e como artista. Foi pioneiro a diversificar a sua empresa e a investir o seu dinheiro em algo mais que a moda. Em 1970, comprou o antigo Thèâtre do Ambassadeurs e transformou-o numa sala de espectáculos, o Espace Cardin. Em 1978 assinou contratos de fabrico com a URSS, sendo o único do mundo da moda a abrir uma fábrica num país comunista. Cinco anos depois abriu o primeiro restaurante ocidental na China: Maxim's.

Actualmente, o seu império estende-se a mais de cem países. De panelas a perfume, passando por moda... o seu nome está escrito em cerca de 700 produtos diferentes.

Sem comentários: