Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 14 de julho de 2011

HELMUT NEWTON: WHITE WOMEN, SLEEPLESS NIGHTS, BIG NUDES

White Women, Sleepless Nights, Big Nudes é o titulo da nova exposição do trabalho de Helmut Newton, que inaugurou no passado dia 3 de Julho, no Museum of Fine Arts de Houston, no Texas. A mostra, patente ao público até 25 de Setembro, reúne fotografias dos primeiros três livros do notável fotógrafo alemão: White Women (publicado em 1976), Sleepless Nights (1978) e Big Nudes (1981). Foram estes livros que estabeleceram a reputação de Newton como um dos mais importantes fotógrafos do século XX.


Helmut Newton (1920-2004) manifestou desde muito cedo um forte interesse por fotografia. Durante a adolescência trabalhou com o famoso fotógrafo Yfa, em Berlim. Na década de 1940, abriu um estúdio de fotografia em Melburne e pouco tempo depois casou com a actriz June Brown, que também se tornou fotógrafa, usando o nome Alice Springs. Nos anos 60, o casal mudou-se para Monte Carlo e Helmut Newton começou a afirmar-se no mundo da moda, produzindo criativos e divertidos editoriais para as mais conceituadas revistas de moda inglesas, como a Vogue. Mas foi no início da década de 70 que Newton encontrou a estética que o tornou tão famoso. Os seus provocadores retratos de mulheres nuas - Newton adorava fotografar mulheres altas, de ombros largos e longas pernas - foram muitas vezes considerados escandalosos e perturbadores.

Newton revolucionou a fotografia de moda com as suas controversas imagens. O seu trabalho apareceu em várias publicações, desde a Vogue ao The New Yorker, e o seu nome ficou associado a vários designers, em especial a Yves Saint Laurent.

“O seu mundo de imagens glamourosas era simultaneamente chocante e atraente” declarou Tom Ford ao International Herald Tribune, aquando da morte de Newton, em 2004. “A ideia de Tom Ford de uma mulher forte com maquilhagem, cabelo arranjado e saltos altos foi muito influenciada pela fotografia de Helmut, tal como a roupa de Saint Laurent”, afirmou Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, acrescentando: “Procurámos sempre algo provocador, surpreendente e perverso em Helmut Newton”.


Museum of Fine Arts

Beck Building, Ground Floor
5601
Main Street
 Houston, Texas 77005


Sem comentários: