Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 5 de julho de 2011

MUSEU BERARDO APRESENTA RETROSPECTIVA DE PEDRO CABRITA REIS

"One after another, a few silent steps" é o título da retrospectiva de 35 anos de carreira de Pedro Cabrita Reis (Lisboa, 1956), que inaugurou ontem no Museu Berardo, em Lisboa, e onde fica patente até 2 de Outubro de 2011. 

O célebre artista plástico português mostra nesta exposição aquilo que considera mais importante na vida: "Estar em permanente trânsito". Uma máxima que se traduz na forma como trabalha e pensa o mundo.

Com cerca de 300 obras desde a década de 1980 até à actualidade, e alguns objectos inéditos, "One after another, a few silent steps" está em itinerância pela Europa desde 2009, tendo já passado pela Kunsthalle de Hamburgo, na Alemanha, pelo museu Carré d'Art de Nîmes, em França, e pelo museu M de Lovaina, na Bélgica. A mostra termina agora a sua viagem na capital portuguesa, cidade onde Pedro Cabrita Reis nasceu, em 1956, e onde reside e trabalha.

A exposição de Lisboa apresenta um conjunto mais alargado de obras representativas do universo ímpar de esculturas, pinturas, fotografias e desenhos que caracterizam o trabalho do artista. No total, estão em exibição trezentas peças, assim como uma série de documentos pessoais inéditos que acompanham o percurso expositivo. 




Pedro Cabrita Reis estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e iniciou a sua carreira no mundo da arte em meados de 1980. A obra pictórica que produziu nessa década caracteriza-se pela representação de objectos do quotidiano, reorganizados em ambientes ambíguos.
 “Tudo aquilo que é deixado para trás pode ser para um artista a matéria de qualquer coisa que vai para a frente e isso é uma riqueza a que não podemos virar as costas. Eu trabalho com isso”, afirmou Pedro Cabrita Reis.

 O artista colecciona peças que encontra no lixo ou na rua e que constituem um vocabulário muito importante para o seu trabalho, “porque as coisas que se encontram e que são deitadas fora são coisas que têm uma vida intrínseca”.

 À diversidade de formas apresentadas a partir de materiais como o chumbo, o vidro, o espelho, os objectos reutilizados, o ferro e a madeira, o artista acrescenta jogos de luz e brilho.

Na segunda metade da década de 1980, Pedro Cabrita Reis diversificou as suas modalidades de expressão, passando da pintura à escultura e à instalação. Em 2000, foi distinguido com o prémio de Artes Plásticas atribuído pela Associação Internacional de Críticos de Arte.

Sem comentários: