segunda-feira, 25 de julho de 2011

V!TOR E PIN LANÇAM EDIÇÃO LIMITADA DE T-SHIRTS NO ESPAÇO TOUCH MODALISBOA

Na próxima quarta-feira, 27 de Julho, a marca V!TOR e a PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea - apresentam ao público o resultado do concurso V!TOR + PIN: uma edição limitada de 10 t-shirts concebidas pelo designer de moda Vítor Bastos e impressas com representações fotográficas de objectos/jóias de autores associados da PIN (Catarina Dias, Cristina Roque dos Santos, Estefânia Rodrigues de Almeida, Inês Nunes, Joana Taurino, Joana Mota Capitão, Pedro Sequeira, e Teresa Dantas).

A apresentação terá lugar no espaço Touch ModaLisboa, na Rua do Arsenal nº25, em Lisboa, entre as 18h e as 21h. As t-shirts estarão à venda neste mesmo espaço, nos dias 28 e 29 de Julho, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Criar sinergias e bases criativas é o objectivo de Vítor Bastos. Promover a joalharia contemporânea, fomentando o intercâmbio de informação e de experiências é a missão da PIN. Em Abril passado, o jovem designer de moda e a Associação de Joalharia Contemporânea uniram-se com o objectivo comum de promover a criatividade e o trabalho de autor e lançaram o concurso V!TOR + PIN. Todos os joalheiros associados da PIN foram desafiados a desenvolver objectos/jóias sob a forma de imagem - fotográfica ou digital - para posterior impressão nas t-shirts de V!TOR, visando a apresentação e comercialização do seu trabalho em diferentes mercados, lojas e países.

Das 27 propostas apresentadas a concurso, o júri - constituído pelo designer Vítor Bastos, a directora da agência de comunicação XN Brand Dynamics, Xana Nunes, e a representante da direcção da PIN, Cristina Filipe - seleccionou dez. Catarina Dias (com 2 propostas),
 Cristina Roque dos Santos,
 Estefânia Rodrigues de Almeida (com 2 propostas)
, Inês Nunes, Joana Taurino
, Joana Mota Capitão, Pedro Sequeira e
 Teresa Dantas apresentam agora as suas criações sob uma perspectiva diferente: impressas em t-shirts.

São essas dez t-shirts, de edição limitada, que serão apresentadas a 27 de Julho, no espaço Touch ModaLisboa, onde permanecerão à venda nos dias 28 e 29 de Julho. Venha conhecer o projecto V!TOR + PIN na Rua do Arsenal, nº 25!



V!TOR

Vítor Bastos (1986) formou-se em moda pelo CITEX no Porto. Em 2008, estagia com a criadora Lidija Kolovrat e desenvolve uma mini colecção de pólos para a Kolovrat ConceptStore. No mesmo ano, ganha o prémio de melhor colecção e melhor coordenado masculino no concurso Acrobactic, e é convidado a integrar o projecto Workstation da 31ª edição da ModaLisboa|Estoril, onde expõe a colecção “White Trash”. Em 2009 faz um novo estágio de 4 meses na marca Bless, em Berlim, e é seleccionado para representar Portugal na Bienal Internacional Jovens Criadores com a colecção “Diamond Dogs”. Em Outubro desse ano, é convidado a integrar a plataforma LAB da ModaLisboa, com a marca V!TOR, e passa a apresentar regularmente as suas colecções nesta passerelle. V!TOR tem percorrido um caminho de parcerias multidisciplinares e evidencia este como um ponto forte na marca.



PIN

A PIN - Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea foi fundada em Setembro de 2004, com o objectivo de promover a joalharia contemporânea. Desde então, dedica-se à promoção de workshops, acções de formação e outras actividades de carácter pedagógico relacionadas com a arte e a joalharia contemporâneas, com a organização de encontros, debates, seminários, residências artísticas, exposições e outras iniciativas de carácter cultural, nacional e internacional. A PIN visa também fixar novos públicos para a joalharia contemporânea, firmar e promover parcerias e projectos de intercâmbio, particularmente através de redes nacionais e internacionais de âmbito cultural e artístico.



OS VENCEDORES DO PROJECTO

Catarina Dias (1980) formou-se em ourivesaria e metais na Escola António Arroio, em Lisboa, em 1998. Depois de participar em várias exposições colectivas, apresenta, em 2001, a sua primeira exposição individual “Cera Perdida” na Galeria Reverso, em Lisboa. Entre 2006 e 2009 cria colecções de jóias para a designer de moda Lara Torres, e em 2009 representa Portugal na XIV Bienal de Jovens Artistas da Europa e Mediterrâneo, em Skopje, Macedónia. Desde 2006, trabalha no seu atelier em Lisboa e está representada na Galeria Reverso e Galeria Tereza Seabra, em Lisboa. É presidente da direcção da PIN ‐ Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea e responsável pela oficina do Departamento de Joalharia do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa.

Cristina Roque dos Santos (1967) começou o seu percurso professional na área da joalharia contemporânea em 2010. Reside e trabalha no Porto.

Estefânia Rodrigues de Almeida (1973) concluiu o curso professional de joalharia em 2003, na Escola Soares dos Reis, no Porto, e frequenta actualmente o curso de escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Iniciou a sua actividade professional na área da joalharia contemporânea em 1999 e desde então tem participado em várias exposições individuais e colectivas e workshops nacionais e internacionais. O seu trabalho é actualmente exposto nas galerias Reverso e Articulação, em Lisboa, Corações Adorna, no Porto, e Alternativa, em Roma.

Inês Nunes (1979) concluiu os cursos de Joalharia Contemporânea e Artes Plásticas em 2003, no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, onde é actualmente professora de joalharia. Desde 1998, desenvolve trabalho de autor para clientes particulares, empresas e instituições, expõe em museus e galerias, e participa em vários workshops e palestras a nível nacional e internacional. Desde 2007, colabora com a revista Umbigo como consultora artística na secção de joalharia.

Joana Taurino (1983) estuda joalharia após ter frequentado, anteriormente, um curso de fotografia. Licenciada em Filosofia, afirma que é através das artes que expressa, de uma forma livre e mais genuína, os seus pensamentos e sentimentos.

Joana Mota Capitão (1983) licenciou-se em Design de Produção de Ambientes pelo IADE, em 2006, e no mesmo ano ingressou no curso de Joalharia do Ar.Co. De Setembro de 2010 a Março de 2011 estagiou nas oficinas dos joalheiros Marc Monzó e Estela Guitart, em Barcelona. Desde Junho de 2011, colabora com a empresa Paris Sete, Food and Craft, e faz parte da administração do Braganza Palace Guesthouse.

Pedro Sequeira (1976) estudou joalharia no Porto e na Akademie der Bildenden Künste, em Munique, e fotografia no Instituto Português de Fotografia, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Já expôs o seu trabalho em Portugal, Espanha, Alemanha, Argentina, Polónia, Suíça, Holanda, EUA, Estónia e Suécia. Vive e trabalha no Porto.

Teresa Dantas (1965) iniciou a sua formação na Escola Soares dos Reis, no Porto, e frequenta actualmente o Mestrado de Produto da ESAD. Em 2003 ganhou o 1º prémio no concurso de técnicas de joalharia em Antuérpia. Desde 2004, expõe o seu trabalho nas galerias Tereza Seabra, em Abrantes e no Porto.


Sem comentários: