Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 29 de julho de 2011

HELMUT LANG: “MAKE IT HARD”

Depois de se retirar do mundo da moda em 2005, Helmut Lang focou a sua atenção na arte. Na passerelle, o designer austríaco estabelecido em Nova Iorque tornou-se famoso pelas suas criações de linhas austeras, materiais high-tech, paleta monocromática e estética minimalista que marcou a moda na década de 1990. Apelidado de desconstrutivista, futurista e minimalista, Helmut Lang influenciou toda uma geração de novos designers, incluindo os belgas Dries Van Noten e Dirk Bikkembergs. A saída do designer da sua marca homónima deixou um vazio entre os profissionais de moda e fãs dedicados, que nenhum outro criador conseguiu preencher.

Agora, os admiradores de Helmut Lang podem voltar a apreciar o seu trabalho, não através de uma colecção de moda, como estavam habituados, mas na sua exposição individual de arte, "Make It Hard”, que está patente até 8 de Agosto na galeria The Fireplace Project em East Hamptons, Nova Iorque. Helmut Lang retalhou o arquivo da sua marca - depois de doar as suas criações mais emblemáticas para coleções de moda, design e arte contemporânea de todo o mundo - para fazer 16 esculturas que misturam a sua própria história e um olhar retrospectivo do seu passado como designer de moda com suas experiências pessoais e uma nova forma de arte. São dezasseis colunas que se alongam do chão ao tecto e misturam fibras naturais e sintéticas com plástico, metal, couro, penas e até mesmo cabelo.

“A luta contra a entropia e a decadência vai ser sempre uma batalha perdida", afirmou o curador da exposição, Neville Wakefield. "Então por que não fazer algo novo dessa energia destrutiva?"

Segundo Helmut Lang, o que o inspirou a destruir o seu arquivo foi uma pequena ajuda de uma força exterior em Fevereiro de 2010 - um incêndio no edifício onde está localizado o seu atelier em Nova Iorque, que poderia ter destruído o resto do seu arquivo. “Depois de passar vários meses a ver em que condições estavam as peças, fiquei curioso com a ideia de as destruir eu mesmo e usá-las como matéria-prima para a minha arte. Foi uma experiência catártica, que resultou numa energia muito interessante e positiva”.

"Make It Hard”: para ver até 8 de Agosto, na galeria The Fireplace Project, em East Hamptons, Nova Iorque.


Sem comentários: