Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

JOSÉ ANTÓNIO TENENTE DESENHA FIGURINOS PARA ÓPERA “ANTIGONO”

No próximo dia 21 de Janeiro, estreia no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a ópera “Antigono” com partitura de Antonio Mazzoni e libreto de Pietro Metastasio (1755), um projecto co-produzido pelo CCB e pela orquestra Divino Sospiro. Os figurinos são da autoria de José António Tenente.

“Antigono” teve uma primeira estreia em 1755, na Casa da Ópera do Paço da Ribeira, pouco antes da destruição daquele espaço com o terramoto de 1 de Novembro. O texto, da autoria de Pietro Metastasio, conta os “estranhos desastres” que sucedem a Antígono, rei da Macedónia, desde que se junta a Berenice, princesa do Egipto. A partitura de Mazzoni, que regressa agora à vida com a Divino Sospiro, sofreu um trabalho de edição crítica da responsabilidade de Nicholas McNair.

Esta produção representa também a estreia de José António Tenente na criação de figurinos para ópera. O designer, já com uma experiência considerável na criação de figurinos para dança e teatro, afirma estar particularmente entusiasmado por ‘vestir’ esta ópera. “Não podia ter sido melhor para começar... É absolutamente única a oportunidade de assistir ao 'renascer' de uma obra que estava esquecida há mais de 250 anos.”

“O meu trabalho insere-se no 'story board' criado pelo Carlos Pimenta e António Jorge Gonçalves com um ambiente visual muito preenchido e estimulante. Os figurinos contrapõem-no com uma imagem quase uniforme, mas forte e de leitura evidente. De desenho linear, as formas assentam em linhas geométricas e em manchas de cor únicas. Uma paleta cromática concisa e elementar: negro, vermelho e azul. Numa visão 'simplista', os bons de vermelho e os maus de negro. O azul, romântico, para Berenice, misteriosa, sedutora... Alusões subtis à antiguidade clássica, nomedamente, a partir das suas representações escultóricas ou pictóricas”, explica José António Tenente.

Um espectáculo a não perder!

Sem comentários: