terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA YOHJI YAMAMOTO NO V&A MUSEUM

Entre 12 de Março e 10 de Julho de 2011, o Victoria & Albert Museum, em Londres, irá apresentar uma grandiosa retrospectiva do trabalho de Yohji Yamamoto, um dos mais influentes, enigmáticos e visionários designers de moda do mundo. Esta é a sua primeira grande exposição individual no Reino Unido e compreende as 80 criações mais representativas do seu trabalho, juntamente com uma cronologia multimédia que revela a sua enorme energia criativa.

A exposição é projectada pelo colaborador de longa data de Yamamoto, Masao Nihei. No espaço principal estarão expostas cerca de 60 peças de roupa de homem e senhora juntamente com a cronologia da carreira de Yamamoto. As restantes peças serão exibidas em manequins dispostos pelos corredores do museu, ao lado de vários tesouros do V&A.

Yohji Yamamoto, nascido em Tóquio em 1943, tornou-se internacionalmente conhecido no início da década de 1980, por desafiar os conceitos tradicionais de moda com as suas peças de roupa oversized, com aspecto inacabado e confeccionadas em materiais pouco utilizados em colecções de moda como o feltro ou o neoprene. Yamamoto fez parte de uma nova vaga de designers japoneses que surgiu nos anos 1980, juntamente com Rei Kawakubo e Issey Miyake, que conquistaram Paris com a sua nova estética andrógina. Yamamoto distinguiu-se também pelo uso invulgar de padrões, sentido de humor e frequente e hábil uso do preto, uma cor que ele descreve como “modesta e arrogante ao mesmo tempo”.

Sem comentários: