Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OS POSTAIS DE GILBERT & GEORGE

Gilbert & George revelaram o seu gosto por postais em 1972 com a exposição Postcard Art. Agora, passadas quase quatro décadas, a célebre dupla de artistas exibe uma nova colectânea de trabalhos que celebra a mais popular e acessível forma de arte. 564 novas fotografias em formato de postal compõem a série The Urethra Postcard Pictures, que visa subverter a iconografia da actual estrutura social, elevando temas e figuras marginalizadas pela sociedade a posições heróicas. 155 dessas fotografias estão em exibição até ao dia 19 de Fevereiro na galeria White Cube, em Londres.

A arte de Gilbert & George sempre descreveu com extrema clareza, rigor e intensidade a experiência de viver no mundo moderno. Os artistas focam aqueles objectos que raramente são considerados na linguagem da arte e da cultura contemporânea: objectos modestos, triviais, grosseiros, fora de moda, dúbios ou imperceptíveis.

Em The Urethra Postcard Pictures, Gilbert & George descrevem um mundo urbano moderno e uma sociedade sexual que é encoberta ou marginalizada nesse mundo. Neste grupo de fotografias, temas como a prostituição ou a sida são tratados com a mesma escala, estética e composição que a identidade cívica e a condição de nação.

Gilbert nasceu em Dolomites, Itália, em 1943. George nasceu em Devon, Inglaterra, em 1942. Actualmente vivem ambos em Londres. Juntos participaram em várias exposições de grupo e individuais, incluindo uma grandiosa retrospectiva na Tate Modern, em 2007. Foram distinguidos com o Turner Prize em 1984 e representaram Inglaterra na Bienal de Veneza em 2005.



Sem comentários: