sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OS POSTAIS DE GILBERT & GEORGE

Gilbert & George revelaram o seu gosto por postais em 1972 com a exposição Postcard Art. Agora, passadas quase quatro décadas, a célebre dupla de artistas exibe uma nova colectânea de trabalhos que celebra a mais popular e acessível forma de arte. 564 novas fotografias em formato de postal compõem a série The Urethra Postcard Pictures, que visa subverter a iconografia da actual estrutura social, elevando temas e figuras marginalizadas pela sociedade a posições heróicas. 155 dessas fotografias estão em exibição até ao dia 19 de Fevereiro na galeria White Cube, em Londres.

A arte de Gilbert & George sempre descreveu com extrema clareza, rigor e intensidade a experiência de viver no mundo moderno. Os artistas focam aqueles objectos que raramente são considerados na linguagem da arte e da cultura contemporânea: objectos modestos, triviais, grosseiros, fora de moda, dúbios ou imperceptíveis.

Em The Urethra Postcard Pictures, Gilbert & George descrevem um mundo urbano moderno e uma sociedade sexual que é encoberta ou marginalizada nesse mundo. Neste grupo de fotografias, temas como a prostituição ou a sida são tratados com a mesma escala, estética e composição que a identidade cívica e a condição de nação.

Gilbert nasceu em Dolomites, Itália, em 1943. George nasceu em Devon, Inglaterra, em 1942. Actualmente vivem ambos em Londres. Juntos participaram em várias exposições de grupo e individuais, incluindo uma grandiosa retrospectiva na Tate Modern, em 2007. Foram distinguidos com o Turner Prize em 1984 e representaram Inglaterra na Bienal de Veneza em 2005.



Sem comentários: