Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






domingo, 13 de outubro de 2013

NUNO BALTAZAR


COLEÇÃO VERÃO 2014

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM NUNO BALTAZAR

Daily ModaLisboa - Numa época em que se fala do regresso ao essencial, qual o papel da moda?
Nuno Baltazar - O papel da moda é contrariar esse sentido. As indústrias criativas têm sempre essa responsabilidade, a de se superarem quando as condicionantes económicas "exigem" o essencial. Estimular o individual, procurar uma identidade forte e que possa servir a mulher urbana, atual, que de forma nenhuma se reduz ao essencial…

Daily ModaLisboa - O que é hoje “estar na moda”?
Nuno Baltazar - É ser informado, exigente, preferir o individual, o manual.

Daily ModaLisboa - Na sua opinião podemos falar em "Identidade da Moda Portuguesa"? Em caso afirmativo, quais as características que marcam a diferença?
NB - Acho que é precisamente na diferença das "assinaturas" dos protagonistas da moda de autor em Portugal que se encontra a sua identidade. É muito fácil saber, mesmo sem qualquer identificação, a que designer pertence determinada coleção. Mas se tiver de encontrar um fio condutor entre os designers portugueses, acho que é num certo lado melancólico que, de uma forma mais experimental ou mais clássica, é mais ou menos transversal a todos.

Daily ModaLisboa - Enumere 3 coisas sem as quais não consegue viver a nível profissional.
NB – A emoção, a dúvida e a superação pessoal.

Daily ModaLisboa - Um momento da sua carreira que gostasse de reviver?
NB - Vários temas, coleções às quais sei que um dia vou voltar e reviver com outra maturidade criativa. Tenho muito essa vontade. Reviver para fazer melhor.

Daily ModaLisboa - Fale-nos um pouco da nova coleção verão 2014. O que o inspirou e quais as suas propostas para a próxima estação quente?
NB - A coleção é a minha interpretação sobre um nos ícones da música sacra – o Stabat Mater. Foram vários os compositores que se debruçaram sobre este tema, com especial destaque para o Sabat Mater Dolorosa de Pergolesi ou Vivaldi e o Stabat Mater Speciosa de Liszt. Em espetros opostos falam sobre a presença da mãe de cristo no momento do seu nascimento e da sua morte. A oposição entre estes dois momentos reflete-se nas propostas easy wear, depuradas e naturais por contraste a silhuetas mais exuberantes com cores e volumes de exaltação da feminilidade. As diferentes representações da mãe de cristo na arte sacra ao longo dos tempos são o ponto de partida para uma história de contrastes. É uma coleção de contrastes e uma homenagem às mulheres, às mães.




DESFILE



© ARQUIVO MODALISBOA / FOTOGRAFIA RUI VASCO


Sem comentários: