domingo, 13 de outubro de 2013

RICARDO PRETO


COLEÇÃO VERÃO 2014

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM RICARDO PRETO

Daily ModaLisboa - Numa época em que se fala do regresso ao essencial, qual o papel da moda?
Ricardo Preto - Essencial? Na moda? No mundo rápido de hoje o must-have não é de todo um essencial e contra mim falo. O papel da moda é uma reação cultural, uma manifestação, uma forma de expressão. É um desejo primitivo de comunicar, nunca vai desaparecer.

Daily ModaLisboa - O que é hoje “estar na moda”?
RP - Vou citar alguém: “Style is knowing who you are, what you want to say, and not giving a damn.”

Daily ModaLisboa - Na sua opinião podemos falar em "Identidade da Moda Portuguesa"? Em caso afirmativo, quais as características que marcam a diferença?
RP - Num mundo de Fast Fashion onde as imagens de moda se tornam virais em nano segundos, onde as capitais da moda incluem designers, marcas de todas as nacionalidades e culturas, falar de identidade de países na moda não me parece atual... O mundo não é Portugal e Portugal não é mundo, ou então podemos dizer precisamente o contrário sem nos contradizermos.

Daily ModaLisboa - Enumere 3 coisas sem as quais não consegue viver a nível profissional.
RP - A apresentação da coleção, os clientes e o respeito.

Daily ModaLisboa - Um momento da sua carreira que gostasse de reviver?
RP - Acho que nem nisso sinto a portugalidade. Não sou saudosista no que toca à minha carreira, até porque sinto que estou sempre a evoluir.

Daily ModaLisboa - Fale-nos um pouco da nova coleção verão 2014. O que o inspirou e quais as suas propostas para a próxima estação quente?
RP - Em relação à coleção da estação passada apeteceu-me voltar aos padrões e a uma mulher mais ousada e fresca. A coleção chama-se “Sal”, mas também podia ser Íman. A ideia é ser apurado e atrair a beleza de tudo, geométricos, corais, cactos, mármores e até trazer algumas imagens da pintura clássica para o meio de contextos mais contemporâneos.






DESFILE



© ARQUIVO MODALISBOA / FOTOGRAFIA RUI VASCO








Sem comentários: