domingo, 13 de outubro de 2013

SAYMYNAME | LAB


COLEÇÃO VERÃO 2014

DOWNLOAD PRESS RELEASE >



EM CONVERSA COM CATARINA SEQUEIRA

Daily ModaLisboa - Numa época em que se fala do regresso ao essencial, qual o papel da moda?
Catarina Sequeira - A moda sempre foi vista como uma futilidade, mas não nos podemos esquecer que existe uma máquina por de trás que movimenta muitos postos de trabalho, garantindo a essas pessoas o essencial, estabilidade financeira e qualidade de vida.

Daily ModaLisboa - O que é hoje “estar na moda”?
CS - Alguém informado aliado a personalidade.

Daily ModaLisboa - Na sua opinião podemos falar em "Identidade da Moda Portuguesa"? Em caso afirmativo, quais as características que marcam a diferença?
CS - Tem vindo a mudar com os tempos e com o acesso à informação que vem de fora mas ainda somos um povo muito conservador no que diz respeito a moda.

Daily ModaLisboa - Enumere 3 coisas sem as quais não consegue viver a nível profissional.
CS - Internet, computador e dinheiro.

Daily ModaLisboa - Um momento da sua carreira que gostasse de reviver?
CS - Quando andei a tirar o curso de moda no Porto. Foram os melhores anos da minha vida!

Daily ModaLisboa - Fale-nos um pouco da nova coleção verão 2014. O que a inspirou e quais as suas propostas para a próxima estação quente?
CS - A coleção é inspirada nos Baye Fall, um subgrupo da irmandade Mouride, do Senegal. Os seus seguidores são chamados de Mourides, "aquele que deseja", um termo usado geralmente para designar o discípulo de um guia espiritual. As suas vestes "Njahas", consistem em pequenos pedaços de diversos tecidos multicoloridos e inspiram os cortes geométricos e blocos de cor de uma forma minimalista. Estas também podem ser lidas como símbolo da rejeição dos sistemas dominantes de riqueza e status. As calças usadas pelos guerreiros no reino pré-colonial wolof são um símbolo visual da sua filiação religiosa que transmitem para esta coleção formas de certo modo inovadoras, adaptadas ao futuro. A destacar grandes, médios e pequenos macacões, alguns envoltos em faixas pretas como delineador da forma... Saias, vestidos e calções curtos envoltos na cintura lembram panos enrolados ao corpo. As blusas oversize com fechos metálicos e os ombros pregueados abraçam a inspiração nos kaftan de grandes dimensões. A transição do jovem para um estilo mais maduro é sentido em casacos 3/4 de linho e saias com cortes trançados na cintura ou o estampado étnico mas o tecido imitação papel metalizado dá o toque de inovação e “frescura”.



DESFILE



© ARQUIVO MODALISBOA / FOTOGRAFIA RUI VASCO










Sem comentários: