Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 27 de maio de 2008

ARTE AMERICANA NO GUGGENHEIM DE VENEZA

Em 1948, a coleccionadora de arte e mecenas Peggy Guggenheim foi convidada por Rodolfo Pallucchini, da Bienal de Veneza, a exibir a sua colecção. Peggy apaixonou-se pela cidade e um ano depois comprou o palácio Venier dei Leoni e converteu-o na sede dos seus Pollocks, Rothkos e outras inúmeras obras de arte. Transformado em museu em 1980, o Guggenheim de Veneza presta agora homenagem a Peggy, com a mostra “Coming of age: American Art, 1850s to 1950s”. Entre 28 de Junho e 12 de Outubro, estará em exibição uma selecção de obras que explora o complexo e alargado processo de maturação que a arte americana sofreu entre 1850 e 1950.


PEGGY GUGGENHEIM foi patrona de artistas e dona de uma das mais importantes colecções de arte moderna do século XX. Nascida numa família abastada de Nova Iorque, era filha de Benjamin Guggenheim e sobrinha de Solomon Guggenheim, fundador da fundação com o mesmo nome.

Aos 21 anos, herdou uma pequena fortuna e tornou-se amiga da comunidade artística e boémia. Em 1920, mudou-se para Paris, onde conviveu com escritores e artistas, e em companhia de Constantin Brancusi e Marcel Duchamp, promoveu a arte.

Casou-se pela primeira vez com o escritor e escultor Laurence Vail. Em 1938, abriu uma galeria de arte moderna em Londres e começou a coleccionar obras de arte. No período da Segunda Guerra Mundial, comprou várias obras de arte abstracta e surrealista, de pintores tão consagrados como Picasso, Miró, Magritte, Dali, Klee e Chagall.

Regressou a Nova Iorque e, em 1942, abriu a galeria "Arte deste Século". Com um particular interesse em novos talentos, procurou promover a carreira de muitos artistas modernos que se tornaram importantes, incluindo o pintor americano Jackson Pollock e o pintor alemão Max Ernest, com quem casou.

Em 1946, voltou à Europa e estabeleceu a sua colecção no Palácio Vernier dei Leoni, em Veneza. Por volta de 1960, parou de coleccionar obras de arte e concentrou-se em apresentar o que já possuía, emprestando a sua colecção a museus de toda a Europa e América, incluindo o Guggenheim de Nova Iorque.

O Peggy Guggenheim, em Itália, é o museu mais importante de arte europeia e americana da primeira metade do século XX. A sua colecção engloba o cubismo, o surrealismo e o expressionismo abstracto.

Peggy viveu em Veneza até à sua morte, em 1979.

Sem comentários: