Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 19 de maio de 2008

NOVO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA EM ITÁLIA

No próximo dia 24 de Maio, inaugura em Bolzano, Itália, o novo museu de arte moderna e contemporânea, Museion, concebido pelos arquitectos berlinenses KSV Krüger Schuberth Vandreike. Mais do que um simples contentor de arte, o novo museu será um laboratório internacional de pesquisa, com foco interdisciplinar.

O Museion transmite a força de Bolzano, no Sul de Tirol, uma região atípica e multicultural com uma forte visão europeia, que este ano irá acolher, entre 19 de Julho e 2 de Novembro, a Bienal Europeia de Arte Contemporânea, Manifesta 7. O edifício, de forma cúbica e com fachadas frontais transparentes, é visualmente apelativo e convida o público a ultrapassar, passeando pelo museu, os limites entre a cidade e a paisagem. As fachadas funcionam como vitrinas ou superfícies de projecção de trabalhos artísticos comissionados pelo museu, diferenciando-se na sua transparência dos lados longitudinais, revestidos com chapas de alumínio. O espaço interior é fluido: os cinco andares destinados ao museu, que incluem áreas de exposição, espaços para eventos e workshops e uma livraria, são internamente interligados. Contíguo ao museu existe ainda um atelier para acolher artistas. Museion une, desta forma, a flexibilidade e a simplicidade de uma oficina com as qualidades de exposição de uma galeria clássica.

“Peripheral vision and collective body” é o nome da exposição inaugural, que questiona o papel dos corpos colectivos na arte visual contemporânea, considerando a forte relação existente entre a arquitectura e a performance, em particular a dança. A exposição reúne uma selecção de filmes, performances, documentos e textos que exploram a criação e o uso do “corpo colectivo” e estará patente ao público até 21 de Setembro de 2008.

Sem comentários: