Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 14 de maio de 2008

MUSEU BERARDO EXPÕE OBRA DE LE CORBUSIER

No próximo dia 19 de Maio, o Museu Colecção Berardo inaugura a mais completa retrospectiva do trabalho de um dos mais importantes arquitectos do século XX, Charles-Edouard Jeanneret, internacionalmente reconhecido pelo pseudónimo Le Corbusier. "Le Corbusier, Arte e Arquitectura" convida-nos a compreender a evolução do pensamento deste arquitecto, urbanista, pintor e designer francês de origem suíça e a explorar a dinâmica existente entre a sua arquitectura, a sua pintura e os seus objectos. A mostra esteve no ano passado em Roterdão, fica no Centro Cultural de Belém até 17 de Agosto, segue depois para Liverpool, capital europeia da cultura, e termina o seu itinerário em Londres.

Há duas décadas que não era organizada uma exposição que abordasse as várias facetas da obra de Le Corbusier, aquelas que, ainda hoje, o tornam numa das mais importantes referências da arquitectura contemporânea. Para preencher esta lacuna, o Museu Colecção Berardo traz a Lisboa “Le Corbusier - Arte da Arquitectura”, uma exposição organizada pelo Vitra Design Museum, em colaboração com o Royal Institute of British Architects (RIBA), o Netherlands Architecture Institute - NAI Rotterdam, e a Fondation Le Corbusier. A mostra será complementada com o testemunho do encontro entre Le Corbusier e o fotógrafo Lucien Hervé, na exposição "Construção-Composição". Os dois artistas trabalharam juntos de 1950 a 1965 e durante esses 15 anos Lucien Hervé realizou mais de 20 mil fotografias que constituem um acervo notável sobre a obra do ilustre arquitecto.



LE CORBUSIER

Charles-Edouard Jeanneret nasceu em 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça. Estudou Arte na sua cidade natal e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret. Viajou para a Alemanha, onde colaborou com nomes famosos da arquitectura naquele país, como Peter Behrens. Em Atenas, estudou o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga e ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitectura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão de ouro, uma proporção matemática considerada harmónica e agradável à visão.

Entre 1942 e 1948, Le Corbusier desenvolveu um sistema de medição que ficou conhecido por «Modulor» (ver imagem). Baseado na razão de ouro dos gregos antigos, nos números do matemático Fibonacci e nas dimensões médias humanas (dentro das quais considerou 183 cm como altura standard), o Modulor é uma sequência de medidas proporcionais que divide equilibradamente o corpo humano e que Le Corbusier usou para encontrar harmonia nas suas composições arquitecturais e pictóricas. O Modulor foi publicado em 1950 e depois do seu enorme sucesso, Le Corbusier publicou, em 1955, o «Modulor 2».

Sem comentários: