Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 7 de maio de 2008

NOVA FUNDAÇÃO PRADA

A casa italiana Prada escolheu o arquitecto holandês Rem Koohlaas para projectar a sua nova fundação de arte. O projecto envolverá a renovação de um antigo complexo industrial no sul de Milão, e a criação de um novo espaço expositivo, um auditório e uma torre museu. A obra será supervisionada pelo colectivo de arquitectura OMA (Office for Metropolitan Architecture), dirigido por Rem Koohlaas.

A nova fundação, de 17 500 m2, compreenderá 7 500 m2 de um complexo industrial datado de 1910 - sete armazéns, laboratórios e reservatórios de cerveja circundados por um largo pátio - e aproximadamente 10 000 m2 de novos edifícios. A nova instituição acolherá diferentes eventos dedicados ao cinema, design, arquitectura, filosofia, moda e performance. Irá incluir também um espaço de exposição permanente para expor uma selecção de trabalhos da colecção da Fundação Prada.“A nova Fundação é projectada como uma colecção de artefactos que encontram várias tipologias arquitectónicas. Não só o espaço será alargado, como também o próprio conteúdo: os arquivos Prada serão expostos, estabelecendo a continuidade do esforço criativo e intelectual”, explica Rem Koohlaas.

A Fundação Prada foi criada em 1993 por Miuccia Prada e Patrizio Bertelli, em colaboração com o escritor, curador e crítico de arte italiano, Germano Celante, conhecido como o criador, em 1967, do termo "Arte Povera” (expressão que equivalerá a “Arte Pobre”) e pela publicação em 1969 do livro “Art-Povera”, onde procurou dar um conceito mais claro deste tipo de arte que trabalha com materiais humildes e tende a atribuir mais importância ao processo de produção do que ao produto final. “Art-Povera” não só procedeu ao esclarecimento do conceito, como deu a conhecer vários artistas (italianos e europeus, mas também norte-americanos) que podem ser inseridos nesta nova forma artística trazida pelo pós-Guerra Mundial e pela industrialização, que trabalha em novos caminhos e interroga os anteriores valores artísticos.

A Fundação Prada é uma organização sem fins lucrativos, resultante da paixão de Miuccia Prada e Patrizio Bertelli pela arte contemporânea. Desde o seu início, tem produzido instalações especiais em colaboração com artistas como Anish Kapoor, Marc Quinn, Carsten Höller, e Thomas Demand, entre outros.

Sem comentários: