Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 13 de maio de 2008

TO BE CONTINUED…

“To Be Continued”, o mais recente projecto do jovem designer francês Julien Carretero, apresenta peças de mobiliário únicas que resultam de um método de produção repetitivo e em série.

Na música, uma variante é um elemento perturbador que é aplicado a um tema de modo a modificá-lo. Cada vez que o tema é repetido, é adicionada uma variante. Deste processo resultam vários temas, todos diferentes uns dos outros, mas ainda assim pertencentes a um todo homogéneo.

Inspirado neste princípio, Julien Carretero criou um processo de produção em série no qual a variante faz parte do próprio tema. Assim, ao repetir sistematicamente o tema, são criados vários elementos sequenciais, em que cada um resulta do elemento anterior e dá origem ao posterior. A série de móveis “To Be Continued” nasce da sobreposição de várias camadas coloridas de resina de poliuretano, sendo que cada camada é uma réplica da imediatamente anterior. A variante é uma consequência da imperfeição oculta dessa cópia. As camadas são moldadas a partir de um molde de malha de polietileno, que assume as imperfeições da camada anterior e as adiciona à camada seguinte, resultando num extravasamento que se prolonga por todo o comprimento da peça.

Julien Carretero corta estas formas para criar peças de mobiliário únicas, mas que nascem do mesmo processo repetitivo.

Sem comentários: