Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 8 de maio de 2008

A DIVINA COMÉDIA INSPIRA DESIGNERS

São divinas, sem dúvida, as últimas criações dos designers holandeses Niels van Eijk e Miriam van der Lubbe: uma chaise long e um candeeiro feitos de blocos de polipropileno esculpidos à mão. As esculturas são retiradas das ilustrações do poema épico de Dante, "A Divina Comédia", desenhadas por Gustav Doré em 1860. O projecto pretende conciliar imagens, ideias e ofícios antigos com novas tecnologias e materiais contemporâneos.

"A Divina Comédia" (do italiano "Comedia" ou "Commedia", mais tarde baptizada de "Divina" por Giovanni Boccaccio) é a obra-prima de Dante Alighieri. Escrita em italiano entre 1307 e 1321, é um poema épico que narra uma odisseia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias das suas obras.

"A Divina Comédia" influenciou poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos 700 anos. Desenhadores e pintores como Gustav Doré, Sandro Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os ilustradores da sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino Rossini traduziram partes do seu poema em música e o compositor húngaro Franz Liszt usou-o como tema de um dos seus poemas sinfónicos. O escultor Auguste Rodin usou a Comédia como inspiração para as suas principais obras, entre elas, “O Pensador”, que representa o próprio Dante, “O Beijo”, inspirada no drama de Paolo e Francesca (Inferno, Canto V) e “Ugolino e seus filhos”, que retrata a tragédia do Conde Ugolino narrada no Canto XXXIII.

A obra-prima de Dante serve agora de inspiração aos designers Niels van Eijk e Miriam van der Lubbe. No seu projecto, tal como na comédia, cruzam-se diferentes mundos. As antigas ilustrações de Gustav Doré, conhecidas como as representações visuais da comédia de Dante, foram gravadas a laser num material contemporâneo, o polipropileno, e depois parcialmente esculpidas por artesãos. Uma curiosa combinação de imagens e ofícios antigos com novas tecnologias, que dá vida à "Divina Comédia" e a transpõe para o século XXI.

Sem comentários: