Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 24 de abril de 2008

CAMPANHA TOM FORD EYEWEAR PROIBIDA

O Instituto de Autodisciplina Publicitária de Itália decidiu retirar do mercado a campanha do genial fotógrafo Terry Richardson e do designer Tom Ford. Segundo o citado instituto, o anúncio de Tom Ford Eyewear, publicado na Vogue Itália de Março, viola os artigos 1, 9 e 10 do código de Autodisciplina de Comunicação Comercial, alegando que “a imagem é muito provocadora e atenta contra os limites aceitáveis na comunicação, podendo chegar a ferir susceptibilidades”.

A fotografia censurada é a que aqui publicamos e mostra uma modelo a morder um dedo, que possivelmente será de Jon Kortajarena, o protagonista masculino da campanha Tom Ford Eyewear. Esta imagem é precisamente a mais ligeira de toda a produção, já que o resto da campanha contém nus femininos explícitos.

Mas a decisão das autoridades italianas funcionou como um pau de dois bicos, tendo originado uma avalanche de notícias, cobertura e publicidade editorial.

Domenico Dolce e Stefano Gabbana também já sofreram a censura das autoridades italianas. Há pouco mais de um ano, a dupla foi obrigada a retirar todos os anúncios publicitários da sua marca, para “proteger a sua criatividade” e um dos deles chegou mesmo a ser classificado de “machista”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando estas proibições acontecem normalmente, produzem o efeito contrário ou seja, despertar um interesse ainda maior no "objecto" proibido.
Será isso que Tom Ford pretendeu?