Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

FÓRUM "TECNOLOGIAS WEARABLE COMO PRÁTICA ARTÍSTICA"

Com o intuito de estimular a colaboração entre investigadores e criadores nos diversos domínios artísticos e encorajar o desenvolvimento de projectos de investigação no domínio das artes, o Clube Português de Artes e Ideias está a organizar o fórum AIA "Tecnologias Wearable como prática artística: mobilidade, comunicação e o corpo como interface", que inclui dois workshops para interessados em têxteis, trabalhos manuais ou tecnologias sensoriais e uma apresentação pública final com a presença de Teresa Almeida, Hannah Perner-Wilson e Mika Satomi. Os eventos decorrerão nos próximos dias 13 e 14 de Dezembro, no Clube Português de Artes e Ideias, em Lisboa.

No dia 13 de Dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, decorrerá o 1º workshop - "Circuitos têxteis: uma introdução às tecnologias wearable" - com coordenação de Teresa Almeida (Lasalle College of Arts-Singapura). Serão abordadas as tecnologias wearable como circuitos têxteis, tecidos com propriedades de condução de corrente eléctrica e conceitos de electrónica básicos. Os participantes aprenderão a fazer um circuito têxtil, utilizando tecido de algodão, tecido Flectron®, linha de coser condutiva de electricidade, LED.

O 2º workshop, "Sensores têxteis feitos à mão", com coordenação de Hannah Perner-Wilson (MIT-EUA), terá lugar a 14 Dezembro, entre as 11h00 e as 18h00, e consistirá numa introdução a vários métodos para fazer sensores têxteis e circuitos à mão, tendo em atenção materiais e equipamentos de baixo custo. Os participantes aprenderão técnicas previamente desenvolvidas e serão encorajados a explorar novas combinações e a desenhar novas possibilidades. O objectivo é aprender a utilizar os materiais disponíveis e a adquirir novas técnicas de experimentação.

Seguir-se-á, às 18h30 de dia 14, a apresentação pública do fórum, com a presença de Teresa Almeida (PT), Hannah Perner-Wilson (EUA) e Mika Satomi (Universidade de Linz/Universidade de Zokei Tóquio-Áustria/Japão).


WORKSHOP 1: "CIRCUITOS TÊXTEIS: UMA INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS WEARABLE"
Domingo 13 de Dezembro 2009 // 14h00 – 19h00
20 Participantes (max)
Taxa de inscrição: 40 Euros (1 workshop) / 70 Euros (2 workshops)
Língua: Português
Pré-requisitos: Não é necessária experiência prévia. Os participantes devem levar para o workshop uma peça de roupa ou acessório que possa ser modificada (t-shirt, mala de mão, cachecol, etc.).

WORKSHOP 2: "SENSORES TÊXTEIS FEITOS À MÃO"
Segunda-feira 14 Dezembro 2009 // 11h00 – 18h00
15 Participantes (max)
Taxa de inscrição: 40 Euros (1 workshop) / 70 Euros (2 workshops)
Língua: Inglês
Pré-requisitos: A organização dá preferência a quem tiver experiência prévia em têxteis, trabalhos manuais, ou tecnologias sensoriais.

FÓRUM (APRESENTAÇÃO PÚBLICA): “TECNOLOGIAS WEARABLE COMO PRÁTICA ARTÍSTICA: MOBILIDADE, COMUNICAÇÃO, E O CORPO COMO INTERFACE”
Segunda 14 Dezembro 2009 // 18h30
Entrada Livre

Inscrições para os workshops através de geral@artesideias.com ou o 963784030.

Mais informações em http://www.artesideias.com/aia/sessao5.html

Sem comentários: