Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 16 de maio de 2012

GULBENKIAN RECEBE PRIMEIRA EXPOSIÇÃO EM PORTUGAL DE JOSEF ALBERS


A primeira exposição em Portugal de Josef Albers (1888-1976), um dos mais importantes artistas e teóricos de arte do século XX, inaugura esta sexta-feira no CAM da Fundação Calouste Gulbenkian, sob o título “Pintura sobre papel”. Em exibição estarão 80 estudos a óleo sobre papel, pouco divulgados, com várias anotações de Josef Albers, mostrando a obra do artista a partir do campo da investigação experimental.

A obra de Josef Albers representa uma transição entre a arte europeia tradicional e a nova arte americana. Incorpora uma forma de arte influenciada pelos Construtivistas e o movimento Bauhaus, mas são os artistas americanos das décadas de 50 e 60 que mais inspiraram Josef Albers. Os pintores abstratos “Hard-edge” influenciaram a forma como compôs os padrões e cores intensas. Entre os seus trabalhos mais famosos destaca-se a série “Homage to the Square”, sobre a qual o artista explorou as interações cromáticas através de planos e arranjos concêntricos.

Em 1971, Josef Albers fundou nos Estados Unidos a The Josef and Anni Albers Foudation, uma organização sem fins lucrativos que o próprio designava de "uma revelação e evocação da visão enquanto arte". Hoje esta organização serve como suporte para exposições e publicações centradas na sua obra.

Depois de passar pelo Centre Georges Pompidou, em Paris, a exposição “Pintura sobre papel” - organizada pelo Staatlich Graphische Sammlung de Munique, em estreita colaboração com a The Josef and Anni Albers Foundation – chega ao CAM da Fundação Calouste Gulbenkian, onde estará patente até 1 de julho, e segue posteriormente para o Morgan Library & Museum, em Nova Iorque.







Sem comentários: