Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 17 de maio de 2012

ISEG ART DYNAMICS


No âmbito do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que se comemora na próxima segunda-feira, 21 de maio, o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, apresenta a segunda edição do ISEG Art Dynamics. Trata-se de um projeto artístico lançado em 2011 pela iArt Dynamics, que visa revelar novos espaços para a criatividade, criar pontes com o exterior e estabelecer o ISEG como uma plataforma dinâmica de referência, para o encontro e difusão de projetos de artes visuais e eventos culturais.

Este ano, o ISEG Art Dynamics inclui a exposição/instalação “Matrix - Edição 101º aniversário ISEG | Quadro de Honra” do artista plástico Jorge Rodrigues, e a vídeo-instalação “Étnico-Eletrónico, Felicidade na Diversidade?” de Ana de Macedo, que estarão em exibição no ISEG, em Lisboa, no próximo dia 21 de maio, das 19h às 22h. Nuno Olim Marote, fundador da galeria de arte Alcântara 7, é o diretor e comissário geral do projeto e Sónia Taborda a curadora das exposições. A ModaLisboa é parceira na área de comunicação.


Nuno Olim Marote desafiou o artista Jorge Rodrigues a apresentar, em exclusivo, a sua mais recente obra “Matrix” Edição Quadro de Honra, no âmbito da iniciativa do ISEG inaugurar o seu Quadro de Honra, uma ação que pretende homenagear os melhores alunos desta universidade desde 1915 a 2011. Esta obra tem como premissas básicas a métrica e a cor, e a sua instalação tem origem no Salão Nobre do ISEG: as vitrinas dos armários deste Salão servem de plataforma alavancadora para o dimensionamento das obras do artista, enquanto as cores das lombadas dos livros e os frescos do teto são os elementos inspiradores da escolha cromática dos seus desenhos. A cor ocupa um lugar primordial na exposição, pois é através dela que o artista representa a diversidade da sua obra, criando diferentes atmosferas e ambientes e permitindo ao observador atingir novas perspetivas de leitura.

A vídeo-instalação de Ana de Macedo, intitulada “Étnico-Electrónico, Felicidade na Diversidade?”, apresenta um conjunto de imagens que refletem a diversidade socioeconómica na lusofonia global. A obra é resultado da transformação de filmagens antigas de missões antropológicas e excertos de vídeos da atualidade nesta comunidade, que liga Portugal ao Mundo tocado pela presença portuguesa, não só a nível linguístico mas sobretudo a nível humano e afetivo.

As obras de Jorge Rodrigues e Ana de Macedo estarão expostas, respetivamente, no Salão Nobre e no auditório CGD do ISEG, no dia 21 de maio, das 20h às 22h.


Sem comentários: