Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 24 de maio de 2012

MUDE CELEBRA 3º ANIVERSÁRIO



O MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa, celebra este mês o seu terceiro aniversário, com a apresentação de duas grandes exposições: “Clássicos do Moderno – Peças da Fundação Calouste Gulbenkian” e “Tesouros da Feira da Ladra – a beleza do design anónimo”.

“Clássicos do Moderno – Peças da Fundação Calouste Gulbenkian” - em exibição no piso 1 até 2 de setembro - reúne um conjunto de peças essenciais para a compreensão do pensamento moderno e da história do design, que depois de integrarem a abertura do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1983, chegam agora ao MUDE. São clássicos do design, ícones do movimento moderno, universalmente reconhecidos por espelharem o seu projeto, ética e pedagogia. Peças de Le Corbusier, Mies van der Rohe, Gerrit Rietveld, Bauhaus e Alvar Aalto que traduzem uma nova conceção de espaço e arquitetura, e revelam a estética racionalista que marcou as primeiras décadas do século XX.

“Tesouros da Feira da Ladra – a beleza do design anónimo” - patente no piso 2 até 30 de setembro - apresenta cerca de 250 artefatos da coleção David Usborne, acervo constituído na Feira da Ladra e em outros mercados de rua, que testemunha o gosto ancestral pelo colecionismo e a forma como o Homem procurou sempre uma unidade entre beleza e funcionalidade. Em exibição estão artefatos tão diversos como pinças e braçadeiras, rotativas, facas, instrumentos agrícolas ou utensílios de cirurgia, reunidos em nove grandes categorias, que correspondem às principais ações e necessidades do Homem, como bater, agarrar, cortar, moldar, espalhar, proteger...

Duas exposições a visitar!


MUDE – Museu do Design e da Moda
Coleção Francisco Capelo
Rua Augusta, 24 . Lisboa

Sem comentários: