Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 9 de junho de 2011

MUSEU BALENCIAGA ABRE AMANHÃ

O valioso legado de um dos criadores de moda espanhóis mais importantes do século XX já tem um espaço próprio. O Museu Balenciaga abre as portas ao público amanhã, dia 10 de Junho, em Getaria (País Basco), a cidade natal de Cristóbal Balenciaga, com uma exposição rotativa que resume a brilhante trajectória professional do grande mestre de Alta Costura.

Em exibição estarão noventa peças seleccionadas, de vestidos a acessórios, de entre mais de 1200 criações. Destacam-se criações realizadas para a aristocracia europeia da época, como o vestido de noiva da rainha Fabiola de Bélgica, ou peças doadas ou emprestadas por personalidades como Hubert de Givenchy, grande amigo do criador basco.

O museu terá ainda anexa uma escola de Alta Costura. Vale a pena uma visita!


Cristóbal Balenciaga (1895-1972) era filho de uma costureira e, após um começo prematuro no mundo da moda com apenas 13 anos, formou-se em Alta Costura em Paris, sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu um atelier em San Sebastián, e em 1937 mudou-se para Paris. Foi aí, na cidade luz, que abriu uma loja e se transformou, ao longo de três décadas, numa referência da Alta Costura, buscando sempre um ideal de perfeição e elegância, como comprovam as imagens.


Sem comentários: