Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 22 de junho de 2011

RICHARD AVEDON: WRITERS

Até ao dia 28 de Julho, a Gagosian Gallery, em Paris, apresenta “Writers”, uma nova exposição do trabalho de Richard Avedon (1923-2004), que reúne retratos de alguns dos escritores mais famosos do mundo tirados pelo célebre fotógrafo nova-iorquino nas décadas de 1950, 1960 e 1970. O resultado é um olhar íntimo sobre as mais importantes figuras da literatura do século XX.

Richard Avedon (1923-2004) é considerado um dos artistas mais influentes do século XX. Nascido em Nova Iorque, iniciou a sua carreira profissional na área da fotografia em 1942, no departamento fotográfico da Marinha Mercante dos EUA. Começou a trabalhar como fotógrafo de moda para a Harper’s Bazaar em 1945, acabando por se juntar à revista Vogue, onde permaneceu até 1990. Em 1992, foi nomeado fotógrafo do The New Yorker. Recebeu um Master of Photography Award e o seu trabalho foi incluído nas colecções do MoMa, do Metropolitan Museum of Art e de muitos outros museus e instituições do mundo inteiro. Os seus retratos foram objecto de uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em 2002. Em 2007, uma grandiosa retrospectiva organizada pelo Louisiana Museum of Modern Art, na Dinamarca, viajou para Milão, Paris, Berlim, Amesterdão e São Francisco.

Ao longo da sua carreira, que se estendeu por quase 60 anos, Richard Avedon definiu e expandiu conceitos de arte e cultura na área da fotografia, incitando a uma meditação profunda sobre a vida, morte, beleza, classe, raça e identidade. O seu trabalho abrangeu uma multiplicidade de temas, incluindo a moda, a guerra, a queda do muro de Berlim, e retratos de pessoas famosas e anónimas.

A Richard Avedon Foundation, fundada pelo próprio fotógrafo, reúne as suas fotografias, negativos, publicações, documentos e materiais de arquivo. Paul Roth, director executivo da fundação, comenta: “Estamos muito contentes por trabalhar com Gagosian Gallery em todo o mundo. Pensamos que Avedon terá uma representação notável na companhia de muitos mestres modernos e contemporâneos aqui expostos.”


The Gagosian

4 Rue de Ponthieu

75008 Paris

Sem comentários: