Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 30 de junho de 2011

VALENTIM QUARESMA NO 
FASHIONCLASH MAASTRICHT 2011

Valentim Quaresma, um dos mais conceituados nomes da joalharia nacional, continua a dar provas do seu talento a nível internacional. Nos passados dias 10, 11 e 12 de Junho, o artista plástico foi convidado a expor uma das suas emblemáticas peças da colecção “Speed” no FashionClash Maastricht, na Holanda, uma plataforma internacional
para jovens talentos na área do design e das artes que se relacionam com a indústria da moda. Através de exposições, lojas com artigos especiais e desfiles de moda, o FashionClash apresenta os trabalhos dos convidados a uma audiência internacional e dá aos visitantes a oportunidade de descobrir novos talentos, criar contactos e apreciar a arte e a moda dos nossos dias.

Mais de cem talentos internacionais mostraram o seu trabalho na última edição do evento. Valentim Quaresma expôs um sapato futurista da sua colecção “Speed”, ao lado de outros autores e marcas que desenvolvem um trabalho estreitamente ligado à moda, desde a fotografia ao vídeo, dos têxteis à joalharia.


Mais do que um criador de jóias, Valentim Quaresma é um artista plástico. Quando está a criar, tudo o influencia, não segue tendências, e pensa as peças caso a caso. Estudou na escola António Arroio e no departamento de Joalharia do Ar.co. Iniciou a sua carreira a trabalhar com Ana Salazar na criação de jóias e acessórios de moda para as suas colecções. Em 1994, ganhou o concurso de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo na área de Artes Plásticas e abriu o seu atelier em Lisboa. Desde então, nunca mais parou: fez projectos para a loja Mousse em Lisboa, foi convidado a mostrar o seu trabalho no salão Prémiere Classe em Paris, no showroom da ModaLisboa, no Circuito Portugal, na Bread and Butter Barcelona, fez máscaras para o Lux Frágil, foi júri do concurso Jovens Criadores da Europa e criou uma série de instalações. Em Itália venceu um dos principais concursos de moda do mundo, o ITS#7, com o prémio "Best collection of the year" e participou no acontecimento [moment] em Riga na Letónia. Em 2009, foi convidado a integrar o júri do concurso ITS#8 em Trieste. A convite da Associação ModaLisboa apresentou um coordenado no desfile comemorativo dos 35 anos da marca Hello Kitty, inaugurou no seu novo atelier no Spazio Dual, em Lisboa, e foi convidado a presidir a associação cultural Art in Park apoiada pela IMV. Em 2010 apresentou uma retrospectiva de 20 anos de carreira no Spazio Dual.

Além das múltiplas exposições, o seu trabalho tem sido destacado em várias revistas, jornais e livros da especialidade: Expresso, Público, Diário de Noticias, Vogue Portugal, Elle, Máxima, Umbigo, GQ, Zoot magazine, I-D magazine, Collezioni Accessori, Zoom Fashion on Trends, A Shaded View on Fashion Film, Visão, Egoista, DIF, Parq, Brand Bible Barcelona, Artes e Leilões, Xray, D-palma, Look Book, DN Magazine, Direct Arts, etc.


Foto: © Peter Stigter

Sem comentários: