segunda-feira, 24 de maio de 2010

ANA SALAZAR DISTINGUIDA COM GLOBO DE OURO

Ana Salazar foi distinguida ontem na XV Gala dos Globos de Ouro, pelo trabalho que desenvolveu em 2009. A plateia do Coliseu dos Recreios não poupou aplausos à pioneira da Moda “Made in Portugal”, que foi galardoada pela primeira vez com um Globo de Ouro. “Mais vale tarde, que nunca!”, afirmou, emocionada, a criadora.

Na categoria de Moda, foram distinguidos também Jani Gabriel, modelo da Central Models, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Modelo Feminino, e Bruno Rosendo, da L’Agence, que conquistou o Globo de Melhor Manequim Masculino.

Ana Salazar iniciou a sua carreira na Moda na década de 70, introduzindo um novo conceito de vestir em Portugal. Em 1972, abriu a loja Maçã, onde vendia peças de roupa que trazia de Londres. Oito anos depois, lançou a sua própria marca e passou a ser reconhecida pela inovação e irreverência das suas colecções, características que preserva até hoje. Para além das várias distinções e prémios que lhe têm sido concedidos, foi agraciada, em 2003, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Foi também distinguida com o "Prémio Carreira" e o "Troféu Sena da Silva", do Centro Português de Design, aos quais soma, agora, o Globo de Ouro.

Em 2009, a sua empresa foi adquirida parcialmente por um grupo de investidores, com o objectivo do desenvolvimento da marca a nível nacional e internacional, continuando Ana Salazar na direcção criativa. Além dos mercados tradicionais como Paris e Milão, onde o seu trabalho já é reconhecido, a empresa está nesta primeira fase a abordar novos mercados como Brasil, Espanha e África.


Sem comentários: