Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 7 de maio de 2010

CONVERSE APRESENTA COLECÇÃO POP ART

Até à década de 1950, a arte era considerada como nobre e inacessível, até que artistas como Andy Warhol, Claes Oldenburg, Tom Wesselman, Robert Indiana ou Roy Lichtenstein pegaram em objectos banais do quotidiano e colocaram-nos em contextos novos e inesperados. Este movimento revolucionário, denominado como Pop Art, foi considerado como uma reacção ao Expressionismo Abstracto, o movimento artístico liderado por Jackson Pollock que reforçava a individualidade e expressividade do artista rejeitando os elementos figurativos. Pelo contrário, o universo da Pop Art transpunha e interpretava a iconografia da cultura popular: televisão, fotografia, banda desenhada, cinema e publicidade. Os seus símbolos pretendiam ser universais e facilmente reconhecidos por todos, numa tentativa de eliminar o fosso entre arte erudita e a arte popular. Esses artistas, que tinham o objectivo de criar alguma coisa nova, decidiram romper o status quo e mudaram a arte para sempre.

Os ténis Chuck Taylor All Star, icónicos por si só, foram utilizados durante muito tempo por artistas incitados a realizar a sua visão e, durante o processo, a mudar a cultura popular. A colecção que a Converse apresenta para este Verão é inspirada por algumas das repetições originais de cor da obra de arte icónica “LOVE” de Robert Indiana e dedicada àqueles que decidem seguir o seu próprio caminho e criar símbolos de optimismo e esperança.

Um dos pioneiros originais do movimento pop art, o icónico motivo “LOVE” de Robert Indiana é reconhecido em todo o mundo como um grande símbolo de optimismo. Como definição da rebelião optimista, a obra de arte de Indiana rompeu as barreiras e mudou a cara ao mundo da arte, injectando ao mesmo tempo um toque de humor informal, ironia e referências à cultura pop.



Sem comentários: