quinta-feira, 13 de maio de 2010

MIGUEL RIOS NO “EMPTY CUBE”

O atelier Miguel Rios Design apresenta hoje, pelas 22H00, na Appleton Square, em Lisboa, o seu novo projecto.

Miguel Rios, o primeiro designer convidado a participar no projecto “Empty Cube”, com curadoria de João Silvério, expõe a peça Pirson: “Je pourrais aussi regarder la chaise comme un object (parmi d’autres)...”, enquadrando esta participação no seu ciclo de colaborações com os universos da arte contemporânea e da arquitectura.

Convidado a intervir num dos seus espaços de eleição, o CUBO, e tendo como leitmotiv as relações entre a Arte e o Design, o designer sintetiza o enquadramento teórico-conceptual deste projecto no estudo dos esquemas mentais das impossibilidades versus a funcionalidade do objecto.

Baseado nas pesquisas e conclusões de Jean François Pirson, Donald Judd, e Louis Albert Necker, nas dualidades da arte e do design, do minimalismo e da ilusão de óptica, da percepção e das impossibilidades, Miguel Rios criou um objecto onde as suas múltiplas dimensões são evidenciadas num único e mesmo momento. “Neste trabalho, pretendem-se consubstanciar ideais e resultados, pelo elogio ou desacordo com os autores mencionados, para lá da inovação, do raciocínio estético como prática de estudo ou da funcionalidade”, explica o designer.

Pirson: “Je pourrais aussi regarder la chaise comme un object (parmi d’autres)...” assume-se mais como um statment do mecanismo de raciocínio do gabinete Miguel Rios Design, imbuído nas suas múltiplas influências e enquanto veículo de tradução dos ideais e convicções do head designer.

APPLETON SQUARE
Rua Acácio Paiva, nº 27, R/C
Lisboa

Sem comentários: