sexta-feira, 21 de maio de 2010

BALENCIAGA HOMENAGEADO NO MUSEO DE BELLAS ARTES DE BILBAO

O Museo de Bellas Artes de Bilbao presta homenagem a Cristóbal Balenciaga, um dos grandes mestres da Alta Costura do século XX, numa exposição com cerca de 40 criações pertencentes à colecção do Gobierno Vasco e à Fundación Balenciaga.

Cristóbal Balenciaga (1895-1972) era filho de uma costureira e, após um começo prematuro no mundo da moda com 13 anos, formou-se em Alta Costura em Paris sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu um atelier em San Sebastián, sua terra natal, e em 1937 mudou-se para Paris, onde abriu uma loja e se transformou, ao longo de três décadas, numa referência da Alta Costura, buscando sempre um ideal de perfeição e elegância.

A exposição, que está patente no Museo de Bellas Artes de Bilbao até 26 de Setembro 2010, não pretende fazer uma leitura disciplinar da obra e do trabalho do criador espanhol, mas sim induzir o espectador a reflectir sobre o papel que a moda e o vestuário podem ter sobre o indivíduo e a comunidade. A beleza geométrica dos cortes e a harmonia cromática dos vestidos de Balenciaga surpreendem o espectador numa montagem especial dedicada aos melhores criadores da idade de ouro da Alta Costura.






Sem comentários: