Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 21 de maio de 2010

BALENCIAGA HOMENAGEADO NO MUSEO DE BELLAS ARTES DE BILBAO

O Museo de Bellas Artes de Bilbao presta homenagem a Cristóbal Balenciaga, um dos grandes mestres da Alta Costura do século XX, numa exposição com cerca de 40 criações pertencentes à colecção do Gobierno Vasco e à Fundación Balenciaga.

Cristóbal Balenciaga (1895-1972) era filho de uma costureira e, após um começo prematuro no mundo da moda com 13 anos, formou-se em Alta Costura em Paris sob o mecenato da marquesa da Casa Torre. Em 1913 abriu um atelier em San Sebastián, sua terra natal, e em 1937 mudou-se para Paris, onde abriu uma loja e se transformou, ao longo de três décadas, numa referência da Alta Costura, buscando sempre um ideal de perfeição e elegância.

A exposição, que está patente no Museo de Bellas Artes de Bilbao até 26 de Setembro 2010, não pretende fazer uma leitura disciplinar da obra e do trabalho do criador espanhol, mas sim induzir o espectador a reflectir sobre o papel que a moda e o vestuário podem ter sobre o indivíduo e a comunidade. A beleza geométrica dos cortes e a harmonia cromática dos vestidos de Balenciaga surpreendem o espectador numa montagem especial dedicada aos melhores criadores da idade de ouro da Alta Costura.






Sem comentários: