terça-feira, 25 de maio de 2010

ESTORIL FASHIONART FESTIVAL | EXPOSIÇÃO HOMBRESENFALDA

O Estoril FashionArt Festival apresenta na Marina de Cascais, de 30 de Junho a 14 de Julho, a exposição HOMBRESENFALDA que inicia assim o seu percurso internacional depois das mostras de Madrid, Valência e Sevilha.

Através de uma instalação que integra 110 manequins de saias será percorrido o caminho de uma das mais controversas peças de vestuário para homem, desde a sua presença nas antigas civilizações egípcia e suméria, grega e romana, até às mais recentes propostas com que os criadores de moda procuram revolucionar o guarda roupa masculino.

O conceito discursivo proposto pelo curador Roger Salas integra no tempo e no espaço os diferentes registos da saia masculina, que ganha protagonismo como adereço cénico nas performances dos bailarinos Rudolf Nureyev, Nacho Duato e Joaquín Cortés; como símbolo de identidade cultural com o kilt escocês ou o traje típico dos derviches turcos, e com a constante abordagem conceptual do design de moda.

Sinalizando a sua primeira passagem por Portugal, HOMBRESENFALDA integrará as propostas de Ana Salazar, Dino Alves, Filipe Faísca, Nuno Baltazar e Ricardo Dourado. Estes criadores juntam-se assim a Miguel Vieira — já presente no acervo da colecção — ficando lado a lado com as peças de Giorgio Armani, Missoni, Roberto Verino, Vittorio & Lucchino.


Fotografias: Pedro Ferreira
Modelos: Hugo Vieira e Rodrigo Santos / Best Models


Sem comentários: