Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 17 de maio de 2010

AS INSPIRAÇÕES DE MARIANO FORTUNY

A exposição “Inspiraciones – Mariano Fortuny”, patente no Museo del Traje, em Madrid, até 27 de Junho, é uma visita obrigatória para quem gosta de moda e arte, e uma oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste criador multidisciplinar, cujas inovadoras criações enriqueceram a moda do início do século XX.

“Inspiraciones – Mariano Fortuny” examina a incursão de Fortuny pelo design têxtil e pelo teatro, transportando o público para a romântica Belle Epoque e para o auge de uma sociedade dominada pela classe burguesa. Em exibição estão cerca de 130 peças, entre pinturas, gravuras, fotografias, têxteis e criações de moda pertencentes às colecções do Museo del Traje, ao Museo Fortuny de Veneza, à Fundación Giorgio Cini de Veneza, e a várias colecções particulares. A exposição é complementada com peças provenientes do Museo del Prado, do Museo Arqueológico Nacional, da Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, da Calcografía Nacional e a Biblioteca Nacional, que ilustram as inspirações e obras de arte de uma das mentes mais criativas do início do século passado: Mariano Fortuny y Madrazo.

Por detrás da montagem desta exposição existe um enorme trabalho de conservação e restauração das peças, como explica Silvia Monteiro, a responsável pelo restauro das colecções do Museo del Traje. Veja o vídeo abaixo.

Mariano Fortuny nasceu em 1871 e tornou-se um criador de moda famoso no virar do século XIX para o século XX. No teatro, desenvolveu o seu interesse por figurinos e criou o seu look mais célebre: o Delphos, um vestido de inspiração grega, em seda plissada, que vinha enrolado e guardado numa caixa de chapéu. A leveza dos seus plissados, que alcançaram o auge de popularidade na década de 1920, encontra eco nos modelos de designers como Issey Miyake, fã declarado de Fortuny.

Sem comentários: