Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 21 de julho de 2010

ANA VIDIGAL - MENINA LIMPA, MENINA SUJA

”Menina Limpa, Menina Suja” é o título de uma série de obras de Ana Vidigal datadas de 2000, assim como o tema da exposição que inaugura esta sexta-feira, 23 de Julho, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e que constitui uma síntese perfeita dos trinta anos de trabalho da artista. Ana Vidigal (Lisboa, 1960) construiu um universo único a partir de múltiplas autorias, tanto plásticas como literárias. Os textos e signos visuais que surgem nas suas telas têm múltiplas origens e diversas hierarquias.

A mostra ”Menina Limpa, Menina Suja” pretende mostrar as várias dimensões da obra de Ana Vidigal, a qual é sobretudo associada à técnica da pintura. A própria artista chamou de “trabalho paralelo” a essa outra dimensão mais espacial e experimental. “Sem o trabalho paralelo a pintura seria outra; entre os materiais “sujos” da pintura e a “limpeza” dos materiais de escritório e de retrosaria existe um trânsito e um fluxo de quem deseja inverter pirâmides valorativas e trazer para primeiro plano o que habitualmente está em último”.

No início da exposição será apresentado um vídeo de 2000, intitulado “Domingo à Tarde”, que revela a prática, a metodologia e o processo criativo de Ana Vidigal, funcionado como chave para toda a sua obra.

”Menina Limpa, Menina Suja” estará em exibição até 26 de Setembro, no CAM.



Sem comentários: