terça-feira, 27 de julho de 2010

"WARHOL TV" NO MUSEU COLECÇÃO BERARDO

Até 14 de Novembro, o Museu Colecção Berardo, em Lisboa, apresenta "Warhol TV", uma exposição que pretende mostrar uma faceta pouco explorada e conhecida do grande artista pop, mas que marcou uma época na televisão americana, nas décadas de 1970 e 1980. "Warhol TV" é também o reflexo das obsessões de Warhol: beleza, celebridade, fascínio por outros artistas e músicos.

Andy Warhol experimentou vários meios de produção cultural, explorando áreas tão diversas como o cinema, a fotografia, a pintura, a música, o vídeo e a televisão. No final dos anos 60, anunciou que iria dedicar-se à realização de filmes. A partir daí e nas duas décadas seguintes, Warhol fez uma série de filmes, apareceu em vários programas de televisão como o Saturday Night Live, realizou os programas Fashion (10 episódios sobre moda, criadores e manequins) para os canais por cabo, produziu videoclips para diversas bandas (como os Curiosity Killed The Cat ou os The Cars) e a série de programas Andy Warhol’s TV, onde entrevistou Steven Spielberg, John Waters, Duran Duran, Cindy Sherman, Larry Rivers, Bill Coppely, Keith Haring, Pee Wee Herman, Paloma Picasso, Issey Miyake, Debbie Harry, Divine, Sting e Georgia O´Keeffe.

A exposição, produzida em colaboração com o Andy Warhol Museum, conta com o apoio da Maison Rouge, Paris, e da marca de moda Andy Warhol by Pepe Jeans.






Sem comentários: