Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 13 de julho de 2010

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON APRESENTA “PERSPECTIVES”

Com "Perspectives", o Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, abre um novo horizonte e concentra-se, pela primeira vez, em duas artistas. Duas cidadãs francesas, com duas visões diferentes mas complementares: a arquitecta Odile Decq que acabou de terminar a extensão e os interiores da MACRO (Roma), e a artista plástica Camille Henrot que foi pré-seleccionada para o Prémio Marcel Duchamp 2010.

Em exibição estão dezasseis obras, que representam uma tentativa de compreensão do espaço e do mundo através de um olhar duplo. A perspectiva é uma forma de ver, de prever, um trompe l’oeil, uma forma oblíqua de representar objectos de modo a revelá-los melhor.

Odile Decq, uma arquitecta reconhecida como artista, tem um fascínio particular pelo horizonte. Para a exposição, concebeu três instalações que combinam aço, metal e vidro, materiais que apresentam um desafio à nossa percepção. Criando uma percepção de profundidade onde ela não existe, mantendo um sentido de equilíbrio contra todas as expectativas, abrindo o horizonte onde parece que ele se aproxima… Ilusão óptica e surpresa dominam a sua divertida obra arquitectónica, que é marcada pela precisão extrema.

Camille Henrot observa o mundo a partir de uma perspectiva bastante incisiva e alternativa. Através de vídeo, escultura, desenho, gravação, fotografia, tecelagem, a artista explora as viagens e os mal-entendidos, a compreensão impossível do outro. O seu trabalho consiste na reapreciação de objectos, que ela distorce, deforma, expande, tal como telemóvel, o símbolo da modernidade, mergulhado em alcatrão para sublinhar a inautenticidade dos objectos.

Ambas as artistas revelam uma faceta do Espace Culturel Louis Vuitton e marcam a sua 12ª exposição. Odile Decq transforma-o num barco ou num avião e Camile Henrot numa espécie de museu do homem, permitindo também que a verdadeira essência do viajar emirja: metamorfose, simetria impossível, partida e o horizonte.

“Perspectives” está em exibição até 5 de Setembro, no Espace Culturel Louis Vuitton.




Sem comentários: