terça-feira, 13 de julho de 2010

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON APRESENTA “PERSPECTIVES”

Com "Perspectives", o Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, abre um novo horizonte e concentra-se, pela primeira vez, em duas artistas. Duas cidadãs francesas, com duas visões diferentes mas complementares: a arquitecta Odile Decq que acabou de terminar a extensão e os interiores da MACRO (Roma), e a artista plástica Camille Henrot que foi pré-seleccionada para o Prémio Marcel Duchamp 2010.

Em exibição estão dezasseis obras, que representam uma tentativa de compreensão do espaço e do mundo através de um olhar duplo. A perspectiva é uma forma de ver, de prever, um trompe l’oeil, uma forma oblíqua de representar objectos de modo a revelá-los melhor.

Odile Decq, uma arquitecta reconhecida como artista, tem um fascínio particular pelo horizonte. Para a exposição, concebeu três instalações que combinam aço, metal e vidro, materiais que apresentam um desafio à nossa percepção. Criando uma percepção de profundidade onde ela não existe, mantendo um sentido de equilíbrio contra todas as expectativas, abrindo o horizonte onde parece que ele se aproxima… Ilusão óptica e surpresa dominam a sua divertida obra arquitectónica, que é marcada pela precisão extrema.

Camille Henrot observa o mundo a partir de uma perspectiva bastante incisiva e alternativa. Através de vídeo, escultura, desenho, gravação, fotografia, tecelagem, a artista explora as viagens e os mal-entendidos, a compreensão impossível do outro. O seu trabalho consiste na reapreciação de objectos, que ela distorce, deforma, expande, tal como telemóvel, o símbolo da modernidade, mergulhado em alcatrão para sublinhar a inautenticidade dos objectos.

Ambas as artistas revelam uma faceta do Espace Culturel Louis Vuitton e marcam a sua 12ª exposição. Odile Decq transforma-o num barco ou num avião e Camile Henrot numa espécie de museu do homem, permitindo também que a verdadeira essência do viajar emirja: metamorfose, simetria impossível, partida e o horizonte.

“Perspectives” está em exibição até 5 de Setembro, no Espace Culturel Louis Vuitton.




Sem comentários: