Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






terça-feira, 22 de setembro de 2009

AMAZING CARTIER

Os designers da Cartier têm deslumbrado década após década – desde 1930 à actualidade – com as suas singulares criações.

A colecção da conceituada casa de joalharia francesa inclui uma significativa quantidade de peças figurativas, uma admirável colectânea de jóias em forma de animais como galos, cobras, tigres e anjos-do-mar.

Além da resplandecente fauna e flora, a Cartier criou peças em ouro de uma precisa abstracção, das mais subtis às mais arrojadas, e na segunda metade do século XX desenvolveu um repertório inesgotável de objectos e ornamentos decorativos.

O livro “Amazing Cartier: Jewelery Design since 1937”, editado pela Flammarion, regista em crónica a ascensão da Cartier e ilustra o poder dos estilos constantemente renovados, com base no equilíbrio entre imaginação e know-how, criatividade e experiência. Fotografias de centenas de peças Cartier são complementadas com desenhos de arquivo, assim como fotografias de moda e social. A escritora de moda Nadine Coleno contextualiza as peças histórica e estilisticamente.

“Amazing Cartier: Jewelery Design since 1937” presta tributo aos múltiplos talentos que transformaram o nome de uma dinastia de joalheiros num símbolo de ouro universal do design de joalharia.



CARTIER, UMA HISTÓRIA DE ENGENHO E ARTE

A casa Cartier foi fundada em Paris, em 1847, por Louis-François Cartier (1819-1904). Em 1899, Alfred Cartier, filho do fundador, instalou-se no nº 13 da prestigiosa Rue de la Paix, a rua mais cara de Paris, onde qualquer pessoa elegante podia encontrar tudo o que desejava adquirir. Alfred Cartier confiou a direcção da empresa aos seus três filhos, Louis, Pierre e Jacques. Pierre e Jacques Cartier partiram à conquista do mundo e abriram, alguns anos mais tarde, sucursais em Londres e Nova Iorque. Louis garantiu a continuidade da casa de Paris, onde concentrou todas as suas energias. No virar do século, a Cartier era a mais prestigiada joalharia do mundo, uma das preferidas das casas reais europeias.

Alfred Cartier e os seus três filhos deram um impulso criativo à Cartier, que lhe permitiu perdurar, com engenho e arte, até aos nossos dias.

Sem comentários: