Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EXPOSIÇÃO “VERA VALDEZ – O SOL DA MAISON CHANEL”

Gabrielle Coco Chanel abriu a sua primeira loja em Paris em 1913 e rapidamente fidelizou uma clientela fiel e desejosa por se libertar dos opressivos espartilhos. O seu prático sportswear, com várias peças em jersey, tornou-se um enorme sucesso e o seu famoso “little black dress” converteu-se num clássico do vestuário feminino do século XX.

Em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou o seu atelier e exilou-se na Suíça, mas após o conflito percebeu que não podia ficar parada a assistir à ascensão de Christian Dior e decidiu regressar. O retorno de Chanel à capital francesa foi venerado por todos e acompanhado de perto por uma modelo brasileira que viria a ter um importante papel no trabalho da criadora. Vera Barreto Leite, conhecida na Europa como Vera Valdez, foi modelo fetiche de Chanel e presença muito forte na vida e nas criações da marca, tanto que por sua influência a cor vermelha foi incluída nas colecções da casa.

Vera mudou-se para a Europa aos 16 anos, partindo para Portugal e depois para Paris. Por intermédio de amigos, conseguiu participar num casting para um desfile de Elsa Schiaparelli, na sequência do qual se tornou a manequim inspiração da criadora. Depois foi para a casa Dior, onde conheceu Yves Saint Laurent, ainda um jovem assistente, e finalmente para a Chanel. A sua parceria com Gabrielle Chanel prolongou-se por vários anos, sempre marcada pelo temperamento forte de ambas, criadora e modelo.

Até ao próximo dia 13 de Setembro, uma exposição inédita mostra a trajectória desta modelo brasileira que foi testemunha dos anos áureos da Moda mundial. A mostra “Vera Valdez – O Sol da Maison Chanel”, com curadoria de Danniel Rangel, está patente ao público na Mansão Figner, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e exibe fotos inéditas do atelier de Coco Chanel, assim como um documentário de 15 minutos mostrando a viagem de regresso de Vera Valdez a Paris em 2009 e o seu reencontro com o mundo da moda.

Sem comentários: