Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 15 de maio de 2013

“100 ANOS DE ARQUITETURA E DESIGN NA ALEMANHA 1907–2007” EM EXIBIÇÃO NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO




Entre 17 de maio e 27 de julho, a Fábrica Santo Thyrso apresenta “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha 1907–2007”, uma exposição concebida para marcar o centésimo aniversário do Deutscher Werkbund, que revela, em sete seções estruturadas cronologicamente, os esforços, os sucessos e as concretizações desta importante e influente organização cultural alemã. O Deutscher Werkbund foi fundado em 1907, em Munique, por um grupo de artistas, arquitetos, designers e industriais motivados pela necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. O seu principal objetivo era estabelecer parcerias entre fabricantes e profissionais de design, de modo a melhorar a qualidade dos produtos produzidos industrialmente, e assim alcançar uma cultura harmónica num mundo alterado pela industrialização e a urbanização.

Muitas das conquistas do Werkbund, como a boa forma dos produtos industriais ou a imagem corporativa das empresas, tornaram-se tão naturais em todo o mundo que a ligação que tinham com a sua fonte deixou de ser percepcionada. Do mesmo modo, marcos como a urbanização do Werkbund, de 1927, Am Weißenhof, em Stuttgart, uma manifestação de arquitetura moderna pioneira no século XX, a apresentação dos novos conceitos habitacionais e da cultura alemã nas exposições de Paris, em 1930, e de Bruxelas, em 1958, ou a primeira chamada de atenção precoce, em 1959, para as consequências ambientais da industrialização e da urbanização, bem como para o desenvolvimento de uma nova consciência relativamente aos recursos e à utilização da técnica, não são hoje praticamente reconhecidas pelo público como iniciativas do Werkbund.

“100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha 1907–2007” pretende precisamente mostrar as múltiplas realizações e conquistas de Werkbund. É uma exposição do Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique e do IFA - Instituto de Relações Internacionais de Stuttgart, com o patrocínio do então Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemã, organizada em Portugal pela Câmara Municipal de Santo Tirso/Fábrica de Santo Thyrso, pela ESAD Matosinhos e pelo Goethe-Institut Portugal.


FÁBRICA DE SANTO THYRSO
Rua Dr. Oliveira Salazar, nº88
4780-453 Santo Tirso

segunda a sexta-feira: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 18h00
sábado: 10h00 – 18h00


FOTO: © A. Laurenzo
Peter Behrens, Chaleiras Elétricas, 1909

Sem comentários: