quarta-feira, 15 de maio de 2013

“100 ANOS DE ARQUITETURA E DESIGN NA ALEMANHA 1907–2007” EM EXIBIÇÃO NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO




Entre 17 de maio e 27 de julho, a Fábrica Santo Thyrso apresenta “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha 1907–2007”, uma exposição concebida para marcar o centésimo aniversário do Deutscher Werkbund, que revela, em sete seções estruturadas cronologicamente, os esforços, os sucessos e as concretizações desta importante e influente organização cultural alemã. O Deutscher Werkbund foi fundado em 1907, em Munique, por um grupo de artistas, arquitetos, designers e industriais motivados pela necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. O seu principal objetivo era estabelecer parcerias entre fabricantes e profissionais de design, de modo a melhorar a qualidade dos produtos produzidos industrialmente, e assim alcançar uma cultura harmónica num mundo alterado pela industrialização e a urbanização.

Muitas das conquistas do Werkbund, como a boa forma dos produtos industriais ou a imagem corporativa das empresas, tornaram-se tão naturais em todo o mundo que a ligação que tinham com a sua fonte deixou de ser percepcionada. Do mesmo modo, marcos como a urbanização do Werkbund, de 1927, Am Weißenhof, em Stuttgart, uma manifestação de arquitetura moderna pioneira no século XX, a apresentação dos novos conceitos habitacionais e da cultura alemã nas exposições de Paris, em 1930, e de Bruxelas, em 1958, ou a primeira chamada de atenção precoce, em 1959, para as consequências ambientais da industrialização e da urbanização, bem como para o desenvolvimento de uma nova consciência relativamente aos recursos e à utilização da técnica, não são hoje praticamente reconhecidas pelo público como iniciativas do Werkbund.

“100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha 1907–2007” pretende precisamente mostrar as múltiplas realizações e conquistas de Werkbund. É uma exposição do Museu de Arquitetura da Universidade Técnica de Munique e do IFA - Instituto de Relações Internacionais de Stuttgart, com o patrocínio do então Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Federal da Alemã, organizada em Portugal pela Câmara Municipal de Santo Tirso/Fábrica de Santo Thyrso, pela ESAD Matosinhos e pelo Goethe-Institut Portugal.


FÁBRICA DE SANTO THYRSO
Rua Dr. Oliveira Salazar, nº88
4780-453 Santo Tirso

segunda a sexta-feira: 10h00 – 12h30 / 14h00 – 18h00
sábado: 10h00 – 18h00


FOTO: © A. Laurenzo
Peter Behrens, Chaleiras Elétricas, 1909

Sem comentários: