sexta-feira, 3 de maio de 2013

FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA, PRESIDENTE DO JÚRI DO FESTIVAL D’HYÈRES, ENTREGA PRÉMIO DE 2013 A SATU MAARANEN


Fundado há 28 anos por Jean-Pierre Blanc, o Festival Internacional de Moda e Fotografia de Hyères, que ocorre todos os anos na famosa Villa Noailles, na Riviera Francesa, é um dos mais prestigiados concursos de moda do mundo, oferecendo um 1º prémio de €15.000 na categoria de moda. Mas mais do que o valor monetário do prémio, o que diferencia este concurso dos restantes é o facto de oferecer aos designers finalistas a oportunidade de contactarem com alguns dos mais talentosos criativos e empresários ligados ao setor da moda.

Nos últimos anos, grandes nomes como Raf Simons, Dries Van Noten, Riccardo Tisci e Yohji Yamamoto presidiram o júri de Hyères. Este ano, coube ao designer português Felipe Oliveira Baptista, diretor criativo da Lacoste - que a ModaLisboa deu a conhecer em Portugal na sua 22ª edição, em março de 2004 - ocupar o cargo de presidente do júri do prestigiado concurso que ele próprio venceu em 2002. Entre os outros elementos do júri destacam-se: Paula Reed (diretora de moda dos armazéns Harvey Nichols), Delphine Roche (Numero Magazine), Mark Holgate (Vogue US), Floriane de Saint Pierre (head-hunter), Liesbeth Abbenes (fotógrafa), Maurice Scheltens (fotógrafo) e Bárbara Coutinho (diretora do Museu do Design e da Moda de Lisboa).

O 1º prémio de moda deste ano foi entregue a Satu Maaranen, uma designer finlandesa de 28 anos de idade, que, inspirada pela natureza, Alta Costura e têxteis inovadores, impressionou o júri com a sua coleção de senhora “Garment in Landscape”, repleta de tecidos pintados à mão. Satu Maaranen foi selecionada entre os 10 finalistas de 355 candidatos.

Para Felipe Oliveira Baptista, conquistar o 1º prémio do Festival de Hyères há 10 anos foi um importante ponto de viragem e um dos marcos mais importantes da sua carreira. O designer foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua coleção durante a Semana de Moda de Paris. Atual diretor criativo da Lacoste, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais aclamado pela imprensa de moda internacional.

A organização do Festival de Hyères espera continuar a fomentar muitas mais histórias de sucesso como a do português Felipe Oliveira Baptista.



FOTOS: Satu Maaranen acompanhada por Felipe Oliveira Baptista, presidente do júri do 28º Festival de Hyères, e Philippe Pasquet, presidente do grupo Première Vision.
Coleção “Garment in Landscape” de Satu Maaranen



Sem comentários: