Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 3 de maio de 2013

FELIPE OLIVEIRA BAPTISTA, PRESIDENTE DO JÚRI DO FESTIVAL D’HYÈRES, ENTREGA PRÉMIO DE 2013 A SATU MAARANEN


Fundado há 28 anos por Jean-Pierre Blanc, o Festival Internacional de Moda e Fotografia de Hyères, que ocorre todos os anos na famosa Villa Noailles, na Riviera Francesa, é um dos mais prestigiados concursos de moda do mundo, oferecendo um 1º prémio de €15.000 na categoria de moda. Mas mais do que o valor monetário do prémio, o que diferencia este concurso dos restantes é o facto de oferecer aos designers finalistas a oportunidade de contactarem com alguns dos mais talentosos criativos e empresários ligados ao setor da moda.

Nos últimos anos, grandes nomes como Raf Simons, Dries Van Noten, Riccardo Tisci e Yohji Yamamoto presidiram o júri de Hyères. Este ano, coube ao designer português Felipe Oliveira Baptista, diretor criativo da Lacoste - que a ModaLisboa deu a conhecer em Portugal na sua 22ª edição, em março de 2004 - ocupar o cargo de presidente do júri do prestigiado concurso que ele próprio venceu em 2002. Entre os outros elementos do júri destacam-se: Paula Reed (diretora de moda dos armazéns Harvey Nichols), Delphine Roche (Numero Magazine), Mark Holgate (Vogue US), Floriane de Saint Pierre (head-hunter), Liesbeth Abbenes (fotógrafa), Maurice Scheltens (fotógrafo) e Bárbara Coutinho (diretora do Museu do Design e da Moda de Lisboa).

O 1º prémio de moda deste ano foi entregue a Satu Maaranen, uma designer finlandesa de 28 anos de idade, que, inspirada pela natureza, Alta Costura e têxteis inovadores, impressionou o júri com a sua coleção de senhora “Garment in Landscape”, repleta de tecidos pintados à mão. Satu Maaranen foi selecionada entre os 10 finalistas de 355 candidatos.

Para Felipe Oliveira Baptista, conquistar o 1º prémio do Festival de Hyères há 10 anos foi um importante ponto de viragem e um dos marcos mais importantes da sua carreira. O designer foi posteriormente agraciado com o prémio ANDAM (Association Nationale pour le Developpement des Arts de la Mode) e com uma bolsa do grupo LVMH (Louis Vuitton-Moet-Hennessy), que lhe possibilitaram lançar uma marca própria e apresentar a sua coleção durante a Semana de Moda de Paris. Atual diretor criativo da Lacoste, cargo que concilia com o desenvolvimento da sua marca homónima, Felipe Oliveira Baptista é o designer de moda português mais aclamado pela imprensa de moda internacional.

A organização do Festival de Hyères espera continuar a fomentar muitas mais histórias de sucesso como a do português Felipe Oliveira Baptista.



FOTOS: Satu Maaranen acompanhada por Felipe Oliveira Baptista, presidente do júri do 28º Festival de Hyères, e Philippe Pasquet, presidente do grupo Première Vision.
Coleção “Garment in Landscape” de Satu Maaranen



Sem comentários: