Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 2 de maio de 2013

“ONCE UPON A TIME...” CHANEL




Para celebrar o centésimo aniversário da abertura da primeira loja Chanel em Deauville, o diretor artístico da casa de moda francesa, Karl Lagerfeld, assina uma curta metragem que traça o início da carreira de Gabrielle "Coco" Chanel. Com Keira Knightley no papel da célebre designer, “Once Upon a Time...” será exibido pela primeira vez no próximo dia 8 de maio, numa projeção privada no hotel Raffles de Singapura e simultaneamente no site chanel-news.com.

Os modelos Baptiste Giabiconi, Stella Tennant, Lindsey Wixon ou Caroline de Maigret juntam-se ao elenco da curta-metragem. Veja o trailer.



GABRIELLE “COCO” CHANEL

Depois de uma passagem pelo teatro, onde adquiriu a alcunha “Coco”, Gabrielle Chanel (1883–1971) iniciou a sua carreira como modista de chapéus. Em 1913, abriu a sua primeira loja em Paris. Com os seus chapéus e uma linha limitada de vestuário simples e funcional que jogava com os códigos masculinos e femininos, Chanel fidelizou rapidamente uma clientela dedicada e ávida por se libertar dos opressivos espartilhos. As suas simples e elegantes criações em jersey - um material até então invulgar e apenas utilizado em underwear masculino - foram um sucesso imediato e continuaram a marcar a moda das décadas de 1920 e 1930. O seu famoso “little black dress” tornou-se um clássico do vestuário feminino do século XX.

Em 1939, quando a França declarou Guerra à Alemanha, Chanel fechou o seu atelier, mas após o conflito percebeu que não poderia ficar parada a assistir à ascensão de Christian Dior, cujo “New Look” triunfou no período pós-guerra. Embora muitos admirassem a feminilidade do visual proposto por Dior, com saias rodadas e cinturas marcadas, Chanel considerava que este não se adequava à mulher emancipada que tinha sobrevivido a uma segunda guerra e assumido um papel ativo na sociedade. Tal como tinha feito após o primeiro grande conflito mundial, Chanel esforçou-se por libertar e reanimar a moda feminina, competindo com as propostas de uma nova geração de designers.

A sua coleção de regresso foi apresentada em 1953. Após três estações, Chanel reconquistou a notoriedade. Modernizou visuais clássicos, trabalhou sobre as tradicionais peças em tweed e conquistou uma nova geração de clientes. O clássico fato Chanel, em tweed, tornou-se um símbolo de estatuto e elegância.

Gabrielle Chanel morreu em 1971. A criação das linhas de Alta Costura e pronto-a-vestir foi assegurada por vários assistentes da designer até Karl Lagerfeld assumir a direção criativa de ambas as coleções, em 1983.


Sem comentários: