Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






sexta-feira, 17 de maio de 2013

SAFWAN DAHOUL: “REPETITIVE DREAMS”


A primeira exposição individual no Reino Unido do pintor sírio Safwan Dahoul está patente na galeria Ayyam, em Londres, até 15 de junho. Um dos mais célebres artistas árabes da atualidade, Safwan Dahoul trabalha principalmente o tema dos sonhos, e o seu potencial para múltiplas interpretações. O título da exposição, “Repetitive Dreams”, refere-se não só ao tema das suas obras, mas também à forte influência que os sonhos têm tido ao longo da sua carreira.

Há 25 anos, Safwan Dahoul começou por intitular as suas pinturas de “Hulum”, ou “Dream”, e desde então tem reinterpretado constantemente o tema, encarando este processo como um desafio artístico que inspira a criatividade. Para o artista, todas as nossas experiências e encontros são réplicas de momentos passados. Explorando uma grande variedade de outras temáticas, desde o amor à guerra, as suas pinturas apresentam imagens que se repetem e evoluem, enquanto permanecem essencialmente inalteradas. Exemplo disso é o políptico "Dream 59”. Cada um dos oito painéis que o compõem retrata uma figura feminina solitária inserida numa paisagem linear. Em cada painel sucessivo, a imagem torna-se mais indefinida e a intensidade dos tons claros vai aumentando gradualmente. Estas diferenças tonais tornam cada retrato distinto, mas a sua forma idêntica revela a repetição.

Se planeia visitar Londres nas próximas semanas, não deixe de passar na Ayyam Gallery!

AYYAM GALLERY
143 New Bond Street
W1S 2TP, London



Sem comentários: