Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 8 de maio de 2013

30 ANOS DE MODA JAPONESA




As inovadoras criações dos designers de moda japoneses, que revolucionaram a forma como pensamos a moda atualmente, vão estar em exibição no Seattle Art Museum (SAM), de 27 de junho a 8 de setembro de 2013. “Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion” vai reunir mais de 100 peças de designers reconhecidos como Issey Miyake, Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto, assim como de jovens criadores influenciados pela cultura popular e o estilo de vida dinâmico de Tóquio.

Os primeiros designers japoneses a ganhar reconhecimento no Ocidente foram Kenzo Takada e Issey Miyake, na década de 1970. No início dos anos 80 outros nomes emergiram nos desfiles de Paris com uma estética completamente nova. Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto apresentaram peças assimétricas a preto e branco, com formas e volumes inesperados, que contornavam a silhueta feminina. Reconhecidas como uma contraproposta radical ao vestuário ocidental, as suas criações ganharam notoriedade imediata. Este foi o início de três décadas de design inovador que influenciou e reformulou a estética e o modo de vestir ocidental.

Com curadoria de Akiko Fukai, historiador de moda e diretor do Kyoto Costume Institute, a exposição “Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion” estará organizada em quatro seções temáticas. A primeira seção, “In Praise of Shadows”, explora o interesse dos designers japoneses nos materiais, texturas e formas e o seu ênfase inicial na luz e sombra. A segunda seção intitula-se “Flatness” e mostra as geometrias simples e a interação de planos e volumes na obra de Issey Miyake e Rei Kawakubo. A seção seguinte foca a relação entre Tradição e Inovação, desde a reinvenção do vestuário e técnicas tradicionais japonesas, como o quimono e o origami, até aos avanços tecnológicos no fabrico e tratamento têxtil. A última seção destaca o fenómeno “Cool Japan”. Apresentando obras de Tao Kurihara, Jun Takahashi para Undercover e Naoki Takizawa, entre outros, “Cool Japan” examina a relação simbiótica entre o estilo de rua, a cultura popular e a alta moda.

No total estarão em exibição cerca de 100 criações de designers famosos como Rei Kawakubo, Yohji Yamamoto, Issey Miyake, Kenzo Takada, Junya Watanabe, Jun Takahashi, entre outros, assim como vídeos de desfiles, documentários, fotografias, revistas e peças efémeras projetadas por conceituados artistas internacionais, como Gilbert and George e Cindy Sherman.

“Future Beauty: 30 Years of Japanese Fashion” promete ser uma experiência fascinante.


SEATTLE ART MUSEUM
1300 First Avenue
Seattle, WA 98101-2003


Foto 1 – Yohji Yamamoto
Foto 2 – Rei Kawakubo para Comme des Garçons, primavera/verão 1997



Sem comentários: