Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ESCULTURAS SONORAS DE RUI TOSCANO EM EXIBIÇÃO NA CULTURGEST


De 9 de fevereiro a 19 de maio de 2013, a Culturgest, em Lisboa, expõe um conjunto de esculturas sonoras criadas pelo artista Rui Toscano (Lisboa, 1970) entre 1994 e 2013.

Rui Toscano tem revelado, ao longo dos anos, uma especial capacidade para alargar o seu campo de possibilidades criativas, a partir do recurso a diferentes media (escultura, som, vídeo, instalação, desenho) e da constante abertura do leque de ideias e soluções formais com que trabalha. Em 1994, produziu uma escultura sonora que se viria a revelar determinante no desenvolvimento da sua prática artística nos anos seguintes. A obra intitulava-se “Bricks are Heavy” e inaugurou um conjunto de obras em que o artista utiliza o radiogravador simultaneamente como elemento escultórico e como sistema de amplificação sonora. A referência à cultura rock e a uma determinada cultura juvenil estava muito presente nas primeiras dessas peças.

O radiogravador era, já em meados da década de 1990, um objeto obsoleto, em vias de desaparecimento, o que dificultou, mas não impediu, o desenvolvimento de vários trabalhos: “Black Painting” (Perfect Lovers) (1997); “T” (1998); “Whistling in the Dark” (2001); “Light Corner” (2006); ou “From Point A to Point B” (2009). Na Culturgest estarão em exibição, além das obras já referidas, duas novas esculturas sonoras: “Square Fall” (2012), e “No Saying Yes” (2002-2013).


IMAGEM:
“T” (1998). Coleção Portugal Telecom

Sem comentários: