Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON EXPÕE “CORRESPONDENCES”


O Espace Culturel Louis Vuitton, em Paris, continua a sua procura por cenários artísticos emergentes e desconhecidos do grande público. Um trabalho que culmina com a mostra “Correspondences”, que estará em exibição de 1 de fevereiro a 5 de maio.

“Correspondences” foca a Mail Art e tem como objetivo reunir obras de criadores de diferentes gerações e com sensibilidades distintas que decidiram utilizar o correio postal como meio artístico. Artistas como Ray Johnson - fundador da New York Correspondence School, que iniciou o seu trabalho baseado em cartas no final dos anos 1950 - Eleanor Antin, Stephen Antonakos, Walead Beshty, Alighiero Boetti, Jan Dibbets, Eugenio Dittborn, Clarisse Hahn, Guillaume Leblon, Kurt Ryslavy, Vittorio Santoro, Danh Võ.

A arte da correspondência encontra-se profundamente relacionada com a ideia contemporânea de network, rede. Neste caso, uma rede constituída por artistas, amigos ou pessoas anónimas que são unidos por uma simples carta ou encomenda. A ideia é colocar obras de arte em circulação. Criar essas obras e enviá-las por correio para uma lista plural de destinatários. Os primeiros receptores passam a ser emissores e inicia-se o processo de comunicação, que é, no fundo, o principal objetivo da Mail Art.

O Espace Culturel Louis Vuitton procurou dar carta branca a dois artistas: a videasta Clarisse Hahn e o escultor Guillaume Leblon. Cada um dos artistas responde, à sua maneira, à multiplicidade de facetas e possibilidades de uma forma de arte que, independentemente do que os entusiastas da era digital possam dizer, não perdeu a atualidade.

Independentemente das razões para as escrever e das consequências que possam ter tido, estas cartas convidam-nos a viajar no tempo e no espaço, em que remetentes e destinatários, obras de arte e espetadores/leitores se unem no seio de uma dinâmica criativa comum.


ESPACE CULTUREL LOUIS VUITTON
60, Rue de Bassano
101, Avenue des Champs-Élysées
75008 Paris
T. +33 1 53 57 52 03
espaceculturel@louisvuitton.com
www.louisvuitton.com/espaceculturel




Sem comentários: