Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

“MANEQUIM - LE CORPS DE LA MODE”


Em francês, a palavra manequim é usada para descrever modelos de carne e osso, enquanto em inglês significa os manequins artificiais utilizados para expor peças de roupa. Raramente os dois existem lado a lado, mas vão coexistir na exposição “Manequim - Le corps de la mode”, que estará patente de 16 de fevereiro a 19 de maio no espaço Les Docks do Musée Galliera, em Paris.

No século XIX, os manequins eram somente artificiais, objetos inanimados usados para vender roupa. Com o advento da Alta Costura, senhoras da alta sociedade e atrizes tornaram-se ícones da moda. Mais tarde, modelos profissionais, reconhecidas por fotógrafos e designers, tornaram-se musas e estrelas.

A exposição “Manequim - Le corps de la mode” tem como objetivo mostrar a evolução do papel do modelo. Com 120 fotografias assinadas por nomes como Horst P. Horst, Juergen Teller, Corinne Day, Nick Knight, Helmut Newton, Guy Bourdin, entre outros, é possível ter uma noção de como os fotógrafos viam as modelos e de como os criadores de moda gostariam que suas criações fossem vistas.

Nesta exposição o que é exaltado não são as marcas de luxo ou os grandes fotógrafos mas sim as modelos e as próprias criações de moda. A mudança dos padrões de beleza, assim como a aceitação da nudez pela supervalorização de corpos perfeitos são visto numa série de imagens e vídeos, que explicam a evolução do papel do modelo no universo da moda.

FOTO: © Guy Bourdin, 1978

Sem comentários: