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quinta-feira, 3 de julho de 2008

ESPÍRITO OLÍMPICO

O espírito olímpico chegou ao mundo da moda. A casa Gucci foi a primeira a lançar uma colecção desportiva, juntamente com uma atraente campanha publicitária protagonizada pelo famoso actor chinês Huang Xiaoming. A marca afirma que não criou a linha especificamente para celebrar os jogos, mas desde que a lançou quase todas as grandes marcas de luxo seguiram os seus passos, desde a joalheira Qeelin aos designers Ralph Lauren e Dolce & Gabbana. Dado que a China será, em breve, a maior consumidora de produtos de luxo do mundo, esta é, sem dúvida, a melhor forma de prestar homenagem ao maior evento desportivo realizado no país asiático.

A joalheira Qeelin lançou a edição limitada “Bo Bo Champion”, um urso panda incrustado com diamantes pretos, rubis e safiras amarelas e azuis. Apenas 88 peças estarão disponíveis em todo o mundo. A colecção olímpica de Miuccia Prada apresenta t-shirts estampadas, malas e bolsas em nylon decoradas com ursos mascarados de desportistas olímpicos. A casa Gianfranco Ferre criou uma t-shirt especial para rapaz, enquanto a Celine desenvolveu uma colecção dedicada ao Tai Chi (arte marcial chinesa) e criou um par de sapatos em parceria com a marca xangaiense, Feiyue. A joalheira francesa Cartier optou por celebrar a sua relação com a China com o lançamento de uma colecção de jóias inspirada nas artes e cultura chinesas. Muitas peças incluem imagens e animais que são considerados símbolos de sorte, como a carpa e o antílope. A Ómega lançou uma linha de relógios de inspiração olímpica e está a organizar várias exposições em Hong Kong, como a “Great Olympic Moments in Time”, que contabiliza os dias que faltam para o começo do grande evento. Embora a maioria das marcas tenha desenhado produtos para vender, outras, como a Dolce & Gabbana e a Ralph Lauren, optaram por levar mais além a sua homenagem. Dolce & Gabbana vai vestir a equipa de futebol chinesa, enquanto Ralph Lauren criou um guarda-roupa completo para as equipas Olímpicas e Paraolímpicas dos Estados Unidos.

Os armazéns chineses, Lane Crawford, distinguiram-se deste grupo ao lançar o projecto "The Collective: Synergy in Fashion". Doze importantes designers de moda, como 3.1 Phillip Lim, Alberta Ferretti, Alexander McQueen, Givenchy, Pucci, Neil Barrett, Rick Owens e Stella McCartney, foram convidados a criar um coordenado relacionado com um jogo olímpico particular. Depois de serem apresentadas numa exposição em Pequim e nas lojas, estas peças únicas serão leiloadas e as receitas reverterão para o programa da Unicef de ajuda às crianças vítimas do terramoto de Sichuan.

Os designers locais também entraram no espírito dos jogos. Na próxima Semana de Moda de Hong Kong, que se realizará entre 8 e 11 de Julho, um grupo de designers de Hong Kong apresentará 100 coordenados inspirados no tema do desporto.

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