Obrigada pela sua visita. O blogue dailymodalisboa.blogspot.pt vai ser desativado em breve. Todos os conteúdos estão agora disponíveis no site www.modalisboa.pt, para onde vai ser redirecionado.


Thank you for your visit. Dailymodalisboa.blogspot.pt will be disabled soon. All contents are now available on the website www.modalisboa.pt, to which you will be redirected.






quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

“FERNANDO PESSOA – PLURAL COMO O UNIVERSO” NA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

No próximo dia 10 de fevereiro, inaugura na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a exposição “Fernando Pessoa – Plural como o Universo”, dedicada a Fernando Pessoa e aos seus heterónimos, que visa mostrar a multiplicidade da obra do grande poeta português, conduzindo o visitante numa viagem sensorial pelo seu universo. A mostra reúne poemas, textos, documentos, fotografias e pinturas, incluindo raridades como a primeira edição do livro “Mensagem”, com uma dedicatória escrita pelo poeta.

Depois de passar por São Paulo, em 2010, e pelo Rio de Janeiro, em 2011, “Fernando Pessoa – Plural como o Universo” chega agora a Lisboa, para assinalar o Ano do Brasil em Portugal.

Um dos espaços da exposição é reservado à apresentação de Pessoa e dos quatro mais importantes heterónimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Bernardo Soares. Noutra área, encontra-se uma recolha de textos, que mostra como conviveram, no espírito de Pessoa, os heterónimos, os escritos auto interpretativos e todos os outros projetos que o poeta ia desenvolvendo. A exposição inclui ainda documentos inéditos, pinturas e alguns objetos nunca antes expostos em Portugal.
 Os visitantes têm ainda à sua disposição exemplares de toda a obra de Fernando Pessoa, para ler ou reler.

A exposição estará patente ao público até 30 de abril de 2012.

Sem comentários: